Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do sétimo episódio, S02E07 – “Shiva”, da segunda temporada de Fear the Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Depois de um começo de temporada bom, mas não excelente, eu sei que muitos fãs do universo de The Walking Dead estavam apreensivos em relação à segunda temporada de Fear the Walking Dead e o que ela traria. No entanto, nas sete semanas seguintes a série cresceu aos trancos e barrancos, oferecendo à audiência histórias cativantes, personagens interessantes e o mais importante para alguns fãs: bem poucos cliffhangers.

O episódio 7, “Shiva”, foi o midseason finale da segunda temporada, e tomou uma direção um tanto louca. Travis e Chris acabaram juntos nas colinas do México, Nick foi visto pela última vez caminhando entre os zumbis, e Daniel parece ter sido queimado vivo. Strand parece ter finalmente mostrado sua lealdade para com o grupo quando ele, Madison, Alicia e Ofelia fugiram da propriedade rumo ao Abigail.

O episódio foi cheio de ação, como é de se esperar de um midseason finale. Mas com tanta coisa acontecendo em “Shiva”, você conseguiu absorver tudo? Dê uma olhada nas cinco coisas que você (talvez) tenha perdido no episódio desta semana de Fear the Walking Dead, “Shiva”.

1. O título do episódio (Shiva) foi bem inteligente

fear-the-walking-dead-s02e07-shiva-curiosidades-001

O título do episódio provavelmente se refere a isto:

Shiva (Em hebraico: שבעה‎, literalmente “sete”) é o período de luto de uma semana no judaísmo para familiares de primeiro grau: pai, mãe, filho, filha, irmão, irmã e cônjuge. O ritual é conhecido como “sentar shiva”. O episódio todo é sobre o luto.

Na mosca! E não só isso, mas “Shiva” foi o sétimo episódio da segunda temporada.

Além de ser uma referência ao ritual de sentar shiva, o título também pode ser uma referência a uma das três grandes divindades do hinduísmo. No hinduísmo, o papel de Shiva é destruir o universo para recriá-lo. Considerando que vimos toda a propriedade ser queimada no episódio (o que deve simbolizar a destruição do mundo antigo), eu diria que qualquer um dos dois significados (ou possivelmente ambos) poderia ser a influência para o título.

2. O apocalipse está finalmente cobrando seu preço na saúde mental dos personagens

fear-the-walking-dead-s02e07-shiva-curiosidades-002

Parece que, praticamente do nada, metade do nosso grupo perdeu a cabeça neste episódio. Mas isso foi mesmo tão inesperado?

Neste momento estamos há cerca de três semanas no apocalipse, o que eu suspeito que seja tempo suficiente para a ficha cair pros nossos personagens. Claro, nós perdemos alguns personagens (Griselda, Liza e até Luis), mas depois de lutarem para chegar a um lugar seguro, apenas para descobrirem que o México é tão perigoso quanto os Estados Unidos, parece que esse foi o momento decisivo para muitas pessoas. Afinal, pense no que o grupo viveu: o primeiro refúgio deles, a casa dos Clark, se mostrou muito perigoso; a vida no Abigail também teve seus próprios perigos; e agora a propriedade de Abigail, que muitos pensaram que seria seu porto seguro, também era muito boa para ser verdade.

Para Daniel e Chris a combinação da morte de entes queridos e da crescente pressão de viver no apocalipse se tornou muito para aguentar, e parece que Daniel pelo menos deixou que isso o consumisse totalmente. Será que Chris vai sucumbir ao mesmo destino, ou Travis conseguirá trazer o filho de volta da beira do abismo?

3. Alguns laços estão mais fortes do que nunca

fear-the-walking-dead-s02e07-shiva-curiosidades-003

No final do episódio nosso grupo parece ter se espalhado em várias direções, com Travis e Chris juntos em algum lugar nas colinas e Nick vagando próximo à propriedade em chamas. Mas apesar da separação, também foi animador ver o restante do grupo realmente se unir pela primeira vez.

Madison e Strand passaram a maior parte da segunda temporada duelando, com Strand apenas permitindo que ela e sua família continuassem a bordo por causa da insistência de Nick. No entanto, no final de “Shiva” Strand decide voltar para buscar o grupo ao invés de fugir sozinho. Não apenas isso, mas ele estava verdadeiramente cuidando de Madison no final do episódio, sabendo que tentar fazer Nick mudar de ideia era um esforço inútil. Se esse novo sentimento de camaradagem continuar na segunda metade da temporada, então Strand e Madison podem vir a formar uma grande dupla de liderança, do tipo que poderia rivalizar com Ricktatorship. O que nos leva ao ponto número 4.

4. Madison está tomando as grandes decisões

fear-the-walking-dead-s02e07-shiva-curiosidades-004

Depois de vermos Connor e seu grupo anteriormente nesta temporada, a maternal Celia foi um tipo bem diferente de ameaça, mas ainda assim uma ameaça. Felizmente Madison percebeu que Celia, com suas crenças sobre os zumbis, estava seriamente enganada e perigosa, e trancou-a dentro da cela com seus “filhos”, provavelmente condenando-a a uma morte violenta.

Não há dúvida de que isso foi absurdamente frio, mas também foi totalmente necessário considerando que a mulher estava envenenando grupos inteiros de pessoas e então reunindo seus corpos reanimados. As ações de Madison provam que a antiga conselheira escolar está realmente se mostrando digna da liderança do grupo, e eu não me surpreenderia se isso for melhor desenvolvido quando a série retornar para sua segunda metade em agosto.

5. Celia e Daniel estão realmente mortos?

fear-the-walking-dead-s02e07-shiva-curiosidades-005

Todos nós sabemos que, a não ser que você veja um corpo, não dá para ter 100% de certeza de que um personagem está realmente morto (Merle e Glenn vêm imediatamente à mente…), e eu não consigo deixar de pensar que Celia e Daniel podem talvez reaparecer em algum momento no futuro.

É verdade que as coisas parecem piores para Daniel, que parecia ter praticamente perdido a cabeça no final, mas acho que seria tolo descartar Celia tão cedo. O Redditor constituent até criou a teoria de que Celia pode ter escapado pelo ralo no chão, sem mencionar que também havia a calha pela qual os funcionários estavam jogando animais para alimentar os zumbis. O que você acha, Daniel e Celia viraram comida de zumbi, ou ainda veremos os dois no futuro?

Qual foi a sua parte favorita do episódio? Notou mais alguma coisa bacana? Deixe tudo nos comentários abaixo.

Fiquem ligados aqui no FEAR the Walking Dead Br e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e FEAR the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de Fear the Walking Dead.


Fonte: Movie Pilot


Comentários

  • Alef Sousa

    A respeito do topico 5, acho q eles dois podem voltar como zumbis……

  • Lays Lumi Kiyuna

    A velha louca deve ter escapado sim, mas o Daniel, nas condições em que ele estava, provavelmente já era… Só acho que na próxima parte da segunda temporada, vai ter mais cortes no elenco, pelo rumo que alguns estão tomando

  • Michael

    Tomara que o Daniel tenha sobrevivido, ele era um dos melhores, eles não podem cortar esse personagem tão cedo.

    Esse foi o melhor episódio até agora. Está ficando bom!