Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do décimo episódio, S02E10 – “Do Not Disturb”, da segunda temporada de Fear the Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

O décimo episódio da segunda temporada de Fear the Walking Dead foi ao ar no último domingo, 04 de setembro. Centrou-se nos personagens do núcleo Manawa, Chris e Travis e na jovem Alicia.

Eu continuo a ter o mesmo problema com Travis e Chris: tudo o que os envolve me dá certo desânimo. Há algo muito monótono nos dois que parece sempre desacelerar o enredo da série frente aos outros personagens. No episódio dessa semana vimos os dois seguindo rumo a lugar nenhum – embora mais tarde Travis tenha demonstrado interesse de encontrar Madison e os demais -, projetando encontrar um lugar onde pudessem viver em paz a espera da reconstrução mundial.

No enredo deles um novo grupo de três jovens rapazes é inserido quando Chris, ao vasculhar uma pequena vila, acaba furtando alguns mantimentos dos mesmos. Chris e Travis saem em disparada do local e dirigem sem rumo específico. Resolvem acampar a céu aberto quando são surpreendidos pelo grupo que mais cedo Chris havia encontrado.

A conversa entre os cinco é amistosa e Chris demonstra grande entusiasmo e entrosamento com os jovens, enquanto Travis parece ver todo o plano de reencontrar Madison e os demais ir por água abaixo. Os dois seguem viagem com o grupo e acabam parando em uma fazenda que aparentemente está abandonada. Travis propõe a Chris que os dois fiquem no local, fixem morada ali e produzam nas terras o próprio alimento. Entretanto, Chris não está disposto a deixar os novos amigos partirem sem ele.

fear-the-walking-dead-s02e10-do-not-disturb-review-001

Chris e os três novatos vasculham a propriedade atrás de algum alimento e encontram um galpão lotado de galinhas, enquanto Travis está fazendo qualquer coisa sem sentido o que lhe leva a se deparar com uma espécie de cemitério onde estão duas crianças e uma mulher enterradas. Travis, num flash de inteligência, percebe que há um membro faltante na família e resolve procurar por Chris. Ao chegar ao galpão onde Chris e os demais estão brincando de caça às galinhas, Travis tenta convencer o filho de irem embora do local. Contudo, logo em seguida surge um sexto elemento, um homem que se declara dono da propriedade e com uma arma intimida-os a sair do local. Chris acaba disparando um tiro contra o homem e o matando.

Não sei se estão tentando provar cada vez mais que Chris e Travis são os personagens chatos da série ou se eles irão para um caminho totalmente oposto dos demais podendo se aliar até a um grupo de vilões que mais pra frente irá bater de frente com os outros sobreviventes da série, mas cada vez mais eu vejo uma deterioração nesses dois personagens. A cada episódio que eles se tornam mais insuportáveis. Chris está cada vez mais fora de controle e Travis continua a ser um homem omisso na sua função de pai. Talvez o momento em que ele tomar propriedade da sua autoridade seja tarde demais para conseguir impor limites a Chris.

Alicia deu um breve alívio no episódio. Ainda a procura de Ofelia e na tentativa de chegar ao andar térreo para reencontrar a mãe e Strand, ela se vê cercada por infectados. Quando tudo parece perdido ela acaba ficando suspensa sobre os cabos de sustentação de um elevador e é salva por Elena. Elena aparece na cena de introdução do episódio onde nos é contado um pouco sobre a história do hotel. Ela era uma das funcionarias do local e quando as coisas começaram a dar muito errado durante uma festa de casamento, ela abandonou os hóspedes e os trancafiou com a ajuda de seu sobrinho, no salão de festas.

fear-the-walking-dead-s02e10-do-not-disturb-review-002

Alguns desses hóspedes sobreviveram e estão buscando por ela para vingarem-se. Elena desde então tem utilizado seu conhecimento sobre o hotel para sobreviver. Junto com Alicia desenvolve um plano para resgatar o sobrinho de Elena e reencontrar Madison e Strand. Várias cenas de ação envolvem o plano levando as duas ao final a encontrarem o grupo de hóspedes e o sobrinho de Elena. Depois de alguns momentos de enfrentamentos entre os dois grupos, Alicia, Elena e seu sobrinho conseguem se desvencilhar dos inimigos e fugirem por túneis subterrâneos. No fim, Madison e Strand aparecem reencontrando Alicia junto dos outros dois novos personagens.

Certo, confesso que as cenas de Alicia nos corredores foram bastante utópicas, mas, comparadas ao marasmo do enredo Manawa, Alicia cumpriu um bom papel no episódio. A personagem está ganhando um espaço na trama, tornando-se independente de um modo mais objetivo e específico do que Chris. Tem tomado a frente pelo grupo e compreende a necessidade de estarem unidos. Houve momentos em que ela citou para Elena que sua família havia feito coisas piores do que Elena ao trancar os hóspedes no salão de festa para morrerem, mas eu não estou bem certo do que exatamente ela se referia nesse momento.

O episódio terminou como todos os outros, deixando uma infinidade de nós desatados e perguntas sem respostas. Onde está Ofelia? Foi sequestrada pelo grupo de hóspedes? Elena e seu sobrinho irão seguir com Madison e os demais? Travis conseguirá se impor sobre Chris na situação em que estão vivendo ou continuará a deixar o filho ser inconsequente? Eles deixarão para trás o plano de encontrar Madison ou irão se desvencilhar do grupo de jovens?

Fiquem ligados aqui no FEAR the Walking Dead Br e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e FEAR the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de Fear the Walking Dead.


Comentários