Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do décimo primeiro episódio, S02E11 – “Pablo e Jessica”, da segunda temporada de Fear the Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

O décimo primeiro episódio da segunda temporada de Fear the Walking Dead foi ao ar no último domingo, 11 de setembro. Trouxe à tela o grupo do hotel e de Tijuana, tratando sobre o desprendimento do antigo mundo e ainda mais das pessoas que antes nele viviam.

Na comunidade de Tijuana, Nick está tentando ganhar a confiança de Alejandro. Como ele resolve isso? Trazendo à tona o antigo viciado que já foi. Numa pegada meio “Breaking Bad”, Nick ajuda Alejandro a aumentar os estoques de comprimidos os adulterando com leite em pó (um pouco antes dessa cena nós vemos a garotinha que perdeu o pai no episódio de número oito, e eu acho que ela merece um Oscar pelo quão real seu choro pareceu, cortando o coração de Nick, o meu, o seu…).

No núcleo de Tijuana não há muita ação para se explorar. Nick vai até as gangues novamente com a ajuda de Luciana para negociar e ela lhe conta sobre Pablo (um dos nomes que dá título ao episódio), que era seu irmão e fora encontrado morto.

A cada episódio a relação entre os dois vem se desenvolvendo e nesse décimo primeiro episódio vemos Nick ajudando Luciana a desfazer-se do fantasma de Pablo. Ele demonstra para ela que é necessário deixar o passado para trás e centrar-se em construir um futuro melhor. Como era de se esperar, Nick e Luciana terminam o episódio juntos, trocando beijos.

fear-the-walking-dead-s02e11-pablo-e-jessica-review-001

Ainda sobre esse núcleo, é interessante notar que o plano de Nick para conquistar a confiança de Alejandro deu certo, visto que ele ganhou um trailer para fixar residência. Por fim, eu tive uma forte vontade de me materializar na cena em que Luciana questiona Nick se ele acreditava que Alicia ainda estivesse viva e falar: – Vivíssima Nick! Você não sabe, mas a sua irmã está arrasando.

Indo para o núcleo do hotel, descobrimos no começo do episódio como Madison e Strand fugiram da horda que os cercou no nono episódio. Não poderia ser diferente, pois “filho de peixe, peixinho é”, Madison usou a tática de Nick e encobriu-se de entranhas de infectados com Strand para fugirem do local.

Ao chegarem à parte externa do hotel eles percebem que o carro do grupo havia sumido. Strand acredita que Alicia e Ofelia partiram deixando os dois para trás. Madison se nega a acreditar na hipótese levantada por Strand, mas parece culpar-se por Alicia saber tomar conta de si tão bem. Aqui entra mais uma vez o enredo central da história de Fear, diferente de The Walking Dead que visa apenas à sobrevivência ao apocalipse, Fear, como prometido antes mesmo de ser iniciada, seria uma série de drama familiar, e na atual altura da história sabemos que esse drama foca-se na relação Madison X Alicia X Nick, o confronto com o modo de criação e relação entre a família.

No fim vemos como Madison e Strand encontraram Alicia, Elena e Hector (cena final do décimo episódio). Juntos, Elena fala sobre o problema que terão que enfrentar se quiserem ficar no hotel. Madison toma a liderança e se propõe a fechar um acordo com o grupo de convidados do casamento e vai até eles. Com um discurso linear e esperançoso, ela colhe bons frutos e alguns acabam concordando em se aliarem aos sobreviventes centrais da trama para conseguirem realizar a limpeza e fortificação do hotel.

Alicia e Madison conversam sobre o quão difícil será conseguir limpar todos os andares do local, quando Alicia Grimes Peletier (ela simplesmente dominou a habilidade de estratégia e inteligência de Rick e Carol) tem uma das melhores ideias que foram apresentadas até o momento para conter uma horda: levá-los por um píer até o mar, deixando que a própria natureza com sua maré e correnteza tratasse de afastar os infectados do local.

fear-the-walking-dead-s02e11-pablo-e-jessica-review-002

Liderada por Madison, a horda encontra seu destino nas profundezas do mar. O episódio termina com os dois grupos do hotel reunidos num jantar, com exceção do noivo e da mãe da noiva. Strand levanta-se da mesa e vai à busca do noivo. Eles conversam sobre a dificuldade de desprender-se do passado e vemos Strand lidando novamente com o seu próprio eu. Ele termina oferecendo-se para dar um destino final à Jessica (o outro nome do título do episódio).

Bem, o episódio foi equilibrado entre ação e calmaria. Foi interessante ver o desprendimento dos personagens com o passado, Nick, Alicia, Strand, Luciana e o noivo, apresentaram diversas facetas desse desprendimento. Cada um deles lidou e lida com a esperança de seguir em frente de forma diferente.

Alicia está conquistando o meu coração com a forma como está sendo apresentada. Sem poder fugir de comparações, ela teria mais ou menos a mesma idade de Beth na série, e se formos analisar, sua capacidade de liderança e de agir é totalmente oposta a de Beth. Alicia é uma protagonista que tem se demonstrado forte e carismática ao mesmo tempo. Não é o tipo de adolescente chata de acompanhar. Espero que sigam dando força a jovem e que ela conquiste um lugar seguro na história.

O episódio deixou algumas dúvidas, mas a maior delas é: Ofelia pode ter pegado a caminhonete e ido atrás de Daniel? Será que ela o encontrará vivo ou terá que dar um fim ao seu corpo transformado? Será que ela será a ponte que unirá os Manawa a Madison novamente (por mim os Manawa poderiam ser apenas esquecidos)? Onde diabos está essa mulher?

Fiquem ligados aqui no FEAR the Walking Dead Br e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e FEAR the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de Fear the Walking Dead.


Comentários

  • Ci

    Achei o episódio muito bom e soube balancear bem la colonia e o hotel. Gostei da negociação da Madison e ela lembrando a turma do casamento que eles não viram como é lá fora e que as próximas pessoas que chegarem ali não vão ter o mesmo espirito de cooperação que Madison&Co estão tendo. A Alicia está crescendo cada vez mais, no episódio passado ela foi ótima e nesse também com a ideia de usar o pier e a correnteza para levar os infectados. Nick com suas habilidades foi ótimo para colonia mas acho que esse jeitinho dele meio convencido pelo plano ter dado certo vai dar um ponta pé nele, ele já tava todo cheio de si quando conseguiu mais água no outro episódio e nesse por ter feito drogas adulteradas e dizendo que a gang tava praticamente comendo na mão dele, mas creio que essas ações dele só trouxeram mais atenção para a colonia e obviamente vai ter um ataque ali por conta dessa presunção e de se achar invencível.