Siga-nos nas redes sociais

Destaque

Review Fear the Walking Dead S04E13 – Blackjack: Imersos em desesperanças

Publicado há

 

em

Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do décimo terceiro episódio, S04E13 – “Blackjack”, da quarta temporada de Fear the Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

A segunda parte da quarta temporada de Fear the Walking Dead talvez venha a ser a que mais mexe nos sentimentos dos personagens e a que mais explora o aprofundamento de cada um dos heróis da trama. Desde People Like Us a audiência vem se deparando com episódios repletos de dramaticidade e crescimento exponencial das personas que compõe a trama.

Blackjack não foi diferente. Com um enredo centrado em explorar os sentimentos humanos e até onde esses podem levar alguém, o episódio conta com demonstrativos de esperança na sobrevivência. O título da película fala muito sobre ela, na verdade. Blackjack (também conhecido como vinte e um) é um jogo de baralho no qual um dos principais requisitos é a jogada no incerto. Um jogo no qual o jogador precisa se munir de esperança de estar fazendo a coisa certa, para que no final tenha sucesso.

John e Strand estão ilhados depois da tempestade. Enquanto Strand lê Moby Dick (e isso tem um grande significado para a trama que eles viverão posteriormente), John tenta de alguma maneira construir uma jangada para atravessar o rio – que está com seu nível alterado pelas chuvas. Strand não parece propício a seguir o planejamento de John.

Quando o cowboy resolve se arriscar com sua jangada, Strand se determina a observá-lo partir. Entretanto, a presepada de John acaba sendo falha e enquanto o personagem tenta explicar para Victor os motivos que levaram a jangada a afundar, Strand alerta-o sobre um movimento estranho nas águas atrás dele e ao olhar para trás, John se depara com um crocodilo.

O crocodilo que desfez os planos de John.

Sem sua jangada, John busca em terra firme algo que possa lhe auxilar a atravessar a água corrente e acaba encontrando um carro com uma capota removível. Strand o auxilia na missão de retirar a peça do carro, mas acaba encontrando uma garrafa de vinho no banco de caroneiro do carro. Victor se arrisca para tentar resgatar a bebida e acaba ocasionando um acidente que quase lhe custa a vida.

John tem uma conversa amiga com Strand e o pergunta por qual motivo as bebidas são tão importantes para ele. Nesse momento temos presente a sombra de Madison na fala de Strand que demonstra para o cowboy o quanto a matriarca Clark foi importante em sua vida. Ela, além de ser uma parceira nas horas de beber e esquecer os problemas, era a bússola moral do personagem, sendo a pessoa que lhe indicava o norte e lhe dava motivações para continuar acreditando.

Depois da conversa e de John se oferecer a ser o novo parceiro de Strand, o namorado de June se dedica a construir uma singela embarcação com os materiais retirados do carro. Além disso, ele usa a bateria do carro e a buzina para desenvolver um aparelho sonoro capaz de atrair infectados para o rio e assim distrair o crocodilo enquanto realiza a travessia.

Strand, ao ver em John um mar de esperanças – semelhante ao que via em Madison – se motiva a seguir o cowboy e embarca com ele rumo a outra margem do rio. O plano dos dois dá certo até quase chegarem a metade do leito do rio, mas subitamente o sistema sonoro desenvolvido por John falha e os infectados mudam de rota, deixando o crocodilo livre para se direcionar aos dois sobreviventes. John usa seu revólver para atirar e atrair os infectados novamente e assim os dois terem a oportunidade de retornar à margem de saída nadando.

No fim, vemos que John parece desistir da ideia de que vá voltar a ver June novamente. A simbologia aplicada para nos mostrar esse momento é quando ele resolver comer a bala que ele guardava com total esmero para entregar a amada quando a reencontrasse. O desânimo do cowboy afeta Strand, já que ele percebe que ninguém conseguirá lhe motivar tão verdadeiramente quanto a matriarca Clark.

John compreende que as esperanças nem sempre correspondem a realidade.

Na estrada, Morgan e o grupo já reunido de sobreviventes buscam por Quinn, mas ao tentarem contatá-lo pelo sinal de rádio ouvem a voz da mulher misteriosa lhes dizendo que Quinn está morto e que agora ele simplesmente conseguiu se livrar de suas fraquezas. Morgan reconhece a sua voz e lhe diz que ela não precisa agir daquela forma e que o novo mundo não exige que as pessoas deixem de ser  humanas.

Morgan, June e Althea reforçam a ideia para Sarah, Wendell e Jim de que os demais amigos devem ser encontrados. Após uma rápida discussão entre eles e de ouvirem a mulher misteriosa dizer para Morgan que ela sabe quem ele é e do que é capaz, os responsáveis pelo caminhão demonstram indícios de desistência da missão, mas Morgan deixa bem claro para eles que as coisas estão sob seu controle e é ele quem dá as coordenadas.

June deixa uma das caixas com a escrita já recorrente, quando Morgan pede para complementar a informação e anota “Se precisar, nos contate pelo canal 4”.

Morgan demonstra estar disposto a pagar um alto preço para reunir o grupo.

Noutro extremo do episódio, temos Luciana. A antiga moradora de Tijuana segue sua busca por Charlie e acaba chegando a uma biblioteca pública, ao deixar o livro O Pequeno Príncipe (e mais uma vez temos Luciana como o Pequeno Príncipe, isolada em seu próprio universo paralelo) e se retirar do local, ela se depara com um infectado tentando atacar algo dentro de um carro. Ela extermina com o morto-vivo e descobre que existe um homem no interior do carro. O nome dele é Clayton e Luciana rapidamente se propõe a ajudá-lo.

Ao perceber que se removê-lo do interior do carro, o homem acabará morrendo, Luciana pergunta o que pode fazer por ele. O homem diz que a única pessoa que ele conhece e que sabe que está viva é a única pessoa que ele não quer ver antes de morrer. Mas, Clayton revela que seu maior desejo naquele momento é de tomar sua última cerveja. Luciana se propõe a encontrar a bebida para ele.

Nessa missão, ela acaba percebendo que talvez a dificuldade será bem maior do que esperava. Já que várias vezes la adentra locais sem sucesso algum. Após uma busca por toda a cidade, Luciana parte em direção ao horizonte enquanto ouve Clayton pelo walkie talkie lhe dizer que está tudo bem se ela não conseguiu a cerveja.

O homem lhe conta a história de seus últimos anos, lhe dizendo que ele tentou se afastar de todo mundo que amava antes do apocalipse e que quando o surto zumbi se iniciou, ele percebeu o quão ruim aquilo havia sido para ele. Então, por meio de seu trabalho, ele começou a tentar ajudar as pessoas. Luciana não consegue compreender a profundidade da história, mas Clayton lhe explica: talvez ela não tenha conseguido lhe ajudar, mas isso não a impede de ajudar outras pessoas mais pra frente.

Luciana se depara com sua própria história.

No caminho, a mexicana se depara com uma das caixas deixada por Morgan (sem saber que foi ele) e lá encontra uma das cervejas de Jim. Assim, ela pode voltar até Clayton e cumprir seu último desejo. O homem então revela para Luciana que a profissão que o afastou de seus familiares e que mais tarde foi a responsável por lhe possibilitar ajudar outros sobreviventes era a de caminhoneiro.

Com a morte de Clayton, Luciana contata o canal 4 (indicado na caixa de suprimentos) e reconhece a voz de Morgan. Ela é resgatada pelo caminhão conduzido por Sarah e lhes conta sobre Clayton, assim todos os demais tomam ciência da morte do caminhoneiro.

Por fim, Charlie contata o canal 4 ao encontrar uma das caixas e é interrompida por Alicia, que tem medo de tudo aquilo ser uma armadilha. Mas ao ser respondida por Morgan, a jovem passa sua localização na estrada e Jones se propõe a encontrá-las. Entretanto, a voz da mulher misteriosa atrapalha a conversa dos dois é diz que a chance para Morgan se tornar forte foi dada.

Sarah, entra em contato com Althea que está na carroceria do caminhão e pergunta como era a sua van, pois eles estão sendo perseguidos por um carro da SWAT. A vilã usa as armas da van para fuzilar o carro. O episódio termina com Alicia e Charlie ouvindo pelo walkie talkie os barulhos de tiro contra o caminhão.

Uma vilã inextricável até o momento.

O episódio Blackjack é tão profundo como seus antecessores. Além de aprofundar laços entre personagens que nunca haviam interagido antes (como John e Victor), trata de profundas questões deixadas ainda nos oito primeiros episódios da temporada.

Como já dito, o vulto de Madison mais uma vez é presente na trama, deixando bem claro que sua morte não será esquecida e que aqueles que conviveram com ela sentem a ausência e o desamparo da liderança de uma mulher que era totalmente capaz de encher as pessoas de esperança e vontade de sobreviver por aquilo que acreditava ser o certo. Victor talvez nunca teve a possibilidade, por causa de seu caráter duvidoso, de ter uma amizade tão íntima e verdadeira como teve com ela e agora que a perdeu, sente o peso de sua ausência.

Luciana e sua missão por Clayton retoma as marcas de Nick na personagem e o quanto ela se sente responsável por não ter podido fazer nada pelo namorado no momento em que ele se engasgava com o próprio sangue. A forma que quando ela se vê incapaz de fazer algo pelo caminhoneiro, partindo pelo horizonte, remonta quando ela abandonou Nick no rancho dos Otto no terceiro ano da série (inclusive, a placa na estrada marca o número 35, o que faz referência ao episódio Burning in Water, Drowning in Flame, que é o quinto da terceira temporada, o qual decorre sobre o abandono de Luciana a Nick). Mas isso é tratado rapidamente na personagem, a fazendo compreender que se na época ela não pode fazer por Nick, hoje em dia ela é capaz de fazer pelas demais pessoas.

Esse episódio pode ser um marco na vida de Luciana, que até agora não tinha impacto algum na trama da série. Aliás, como já dito de antemão, Fear vem sendo generosa com seus personagens, já que praticamente todos eles estão tendo chances de serem explorados em suas profundidades, destacando-se as virtudes e defeitos de cada um deles.

John e Strand oscilaram entre a esperança e a total ausência dela.

John retrocede ao personagem que era no inicio do episódio Laura, se tornando desesperançoso e sem rumo ao final de Blackjack. O impacto que Strand tem sobre ele e as frustrações que ele sofre na busca pela travessia no rio o fazem voltar ao buraco que antece June em sua vida. Isso tudo pode dar forças ao que June mais teme: que John não seja de fato apaixonado por ela, mas que Laura tenha sido na cabana a chama de esperanças que ele precisava para seguir vivendo. Se os dois se reencontrarem em algum momento, provavelmente isso será tratado.

Enfim, o episódio se mostrou excelente em sua pretensão de evoluir e remixar os personagens em seus sentimentos. Também se mostra eficiente em aprofundar um pouco mais a polaridade de Morgan e a vilã. Ela é o ponto para qual Morgan estava trilhando em todas as vezes que perdeu o rumo.

E você? Gostou do episódio? Percebeu algo que não foi citado, concorda ou discorda de algum ponto suscitado? Deixe um comentário abaixo que será um prazer lhe responder e vote na nossa enquete classificando o episódio:

 

Fear the Walking Dead vai ao ar as segundas-feiras, às 22h30, no AMC Brasil. Consulte sua operadora de TV para mais informações.

Fiquem ligados no Fear the Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e Fear the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de FearTWD.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

7ª Temporada

Fear the Walking Dead 7ª Temporada Episódio 12 – Sonny Boy

S07E12 – Sonny Boy: Página com todas as informações referente ao 12º episódio da 7ª temporada de Fear the Walking Dead.

Publicado há

 

em

Strand e Sr John Dorie trocando olhares em cena do episódio 12 da 7ª temporada de Fear the Walking Dead.

Página com todas as informações referente ao 12º episódio – “Sonny Boy” – da 7ª temporada de Fear the Walking Dead.

SINOPSE:

Sr. Dorie procura pelo bebê Mo enquanto Strand fica cada vez mais paranoico.

INFORMAÇÕES:

Título em inglês: Sonny Boy
Título em português: Filhinho
Escrito por: Jacob Pinion e Justin Boyd
Dirigido por: Ron Underwood
Elenco: Lennie James (Morgan Jones), Alycia Debnam-Carey (Alicia Clark), Colman Domingo (Victor Strand), Danay Garcia (Luciana Galvez), Austin Amelio (Dwight), Mo Collins (Sarah Rabinowitz), Alexa Nisenson (Charlie), Karen David (Grace Mukherjee), Christine Evangelista (Sherry), Colby Hollman (Wes), Jenna Elfman (June Dorie), Keith Carradine (Sr. John Dorie), Rubén Blades (Daniel Salazar) e mais.
Duração: 45 minutos
Estreia Internacional (AMC+): 01 de Maio de 2022
Estreia Internacional (AMC TV): 08 de Maio de 2022

FOTOS PROMOCIONAIS DO EPISÓDIO SONNY BOY:

(clique aqui para ver mais imagens promocionais)

VÍDEOS PROMOCIONAIS DO EPISÓDIO SONNY BOY:

PROMOS:

PRÓXIMO EPISÓDIO:

Fear the Walking Dead 7ª Temporada Episódio 13: The Raft

Sinopse: Dwight e Sherry devem decidir entre seu código e sua segurança.

Estreia Internacional (AMC+): 08 de Maio de 2022
Estreia Internacional (AMC TV): 15 de Maio de 2022

SINOPSE DA TEMPORADA:

Vítima de uma doença misteriosa e atormentada pela repercussão de suas ações passadas, Alicia Clark (Alycia Debnam-Carey) agora segue como a líder relutante dos antigos seguidores de Teddy (John Glover). Morgan Jones (Lennie James) luta para manter a esperança de se reunir com sua família, sabendo que Alicia é a chave para sua sobrevivência. A declaração de guerra de Alicia exacerba a paranoia e as vinganças pessoais de Victor Strand (Colman Domingo) e, com isso, novas ameaças surgem de todos os lados.

Continue lendo

7ª Temporada

Fear the Walking Dead 7ª Temporada Episódio 11 – Ofelia

S07E11 – Ofelia: Página com todas as informações referente ao 11º episódio da 7ª temporada de Fear the Walking Dead.

Publicado há

 

em

Daniel falando no rádio em cena do episódio 11 da 7ª temporada de Fear the Walking Dead.

Página com todas as informações referente ao 11º episódio – “Ofelia” – da 7ª temporada de Fear the Walking Dead.

SINOPSE:

Luciana e Wes testam os limites de sua paciência quando a piora do estado mental de Daniel acaba colocando a todos em perigo.

INFORMAÇÕES:

Título em inglês: Ofelia
Título em português: Ofelia
Escrito por:
Dirigido por:
Elenco: Lennie James (Morgan Jones), Alycia Debnam-Carey (Alicia Clark), Colman Domingo (Victor Strand), Danay Garcia (Luciana Galvez), Austin Amelio (Dwight), Mo Collins (Sarah Rabinowitz), Alexa Nisenson (Charlie), Karen David (Grace Mukherjee), Christine Evangelista (Sherry), Colby Hollman (Wes), Jenna Elfman (June Dorie), Keith Carradine (Sr. John Dorie), Rubén Blades (Daniel Salazar) e mais.
Duração: 45 minutos
Estreia Internacional (AMC+): 24 de Abril de 2022
Estreia Internacional (AMC TV): 01 de Maio de 2022

FOTOS PROMOCIONAIS DO EPISÓDIO OFELIA:

(clique aqui para ver mais imagens promocionais)

VÍDEOS PROMOCIONAIS DO EPISÓDIO OFELIA:

PROMOS:

PRÓXIMO EPISÓDIO:

Fear the Walking Dead 7ª Temporada Episódio 12: Sonny Boy

Sinopse: Sr. Dorie procura pelo bebê Mo enquanto Strand fica cada vez mais paranoico.

Estreia Internacional (AMC+): 01 de Maio de 2022
Estreia Internacional (AMC TV): 08 de Maio de 2022

SINOPSE DA TEMPORADA:

Vítima de uma doença misteriosa e atormentada pela repercussão de suas ações passadas, Alicia Clark (Alycia Debnam-Carey) agora segue como a líder relutante dos antigos seguidores de Teddy (John Glover). Morgan Jones (Lennie James) luta para manter a esperança de se reunir com sua família, sabendo que Alicia é a chave para sua sobrevivência. A declaração de guerra de Alicia exacerba a paranoia e as vinganças pessoais de Victor Strand (Colman Domingo) e, com isso, novas ameaças surgem de todos os lados.

Continue lendo

7ª Temporada

Fear the Walking Dead 7ª Temporada Episódio 10 – Mourning Cloak

S07E10 – Mourning Cloak: Página com todas as informações referente ao 10º episódio da 7ª temporada de Fear the Walking Dead.

Publicado há

 

em

Charlie em cena do episódio 10 da 7ª temporada de Fear the Walking Dead.

Página com todas as informações referente ao 10º episódio – “Mourning Cloak” – da 7ª temporada de Fear the Walking Dead.

SINOPSE:

Charlie concorda em ajudar um dos guardas de Strand em uma missão para a Torre.

INFORMAÇÕES:

Título em inglês: Mourning Cloak
Título em português: Manto de Luto
Escrito por: Nazrin Choudhury e Calaya Michelle Stallworth
Dirigido por: Lennie James
Elenco: Lennie James (Morgan Jones), Alycia Debnam-Carey (Alicia Clark), Colman Domingo (Victor Strand), Danay Garcia (Luciana Galvez), Austin Amelio (Dwight), Mo Collins (Sarah Rabinowitz), Alexa Nisenson (Charlie), Karen David (Grace Mukherjee), Christine Evangelista (Sherry), Colby Hollman (Wes), Jenna Elfman (June Dorie), Keith Carradine (Sr. John Dorie), Rubén Blades (Daniel Salazar) e mais.
Duração: 45 minutos
Estreia Internacional (AMC+): 17 de Abril de 2022
Estreia Internacional (AMC TV): 24 de Abril de 2022

FOTOS PROMOCIONAIS DO EPISÓDIO MOURNING CLOAK:

(clique aqui para ver mais imagens promocionais)

VÍDEOS PROMOCIONAIS DO EPISÓDIO MOURNING CLOAK:

PROMOS:

PRÓXIMO EPISÓDIO:

Fear the Walking Dead 7ª Temporada Episódio 11: Ofelia

Sinopse: Luciana e Wes testam os limites de sua paciência quando a piora do estado mental de Daniel acaba colocando a todos em perigo.

Estreia Internacional (AMC+): 24 de Abril de 2022
Estreia Internacional (AMC TV): 01 de Maio de 2022

SINOPSE DA TEMPORADA:

Vítima de uma doença misteriosa e atormentada pela repercussão de suas ações passadas, Alicia Clark (Alycia Debnam-Carey) agora segue como a líder relutante dos antigos seguidores de Teddy (John Glover). Morgan Jones (Lennie James) luta para manter a esperança de se reunir com sua família, sabendo que Alicia é a chave para sua sobrevivência. A declaração de guerra de Alicia exacerba a paranoia e as vinganças pessoais de Victor Strand (Colman Domingo) e, com isso, novas ameaças surgem de todos os lados.

Continue lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

EM ALTA