Perguntas e Respostas

Fear the Walking Dead 3ª Temporada: Perguntas e Respostas com Rubén Blades (Daniel Salazar)

Publicado há

em


Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do quarto episódio, S03E04 – “100”, da terceira temporada de Fear the Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Rubén Blades, que interpreta Daniel Salazar em Fear the Walking Dead, fala sobre o retorno de seu personagem, como sua moral está evoluindo, e como é passar um episódio inteiro com ele.

Daniel está vivo! Quando você descobriu que ele havia sobrevivido ao incêndio?

Rubén Blades: Tudo aqui é bem secreto, então eu fui informado que meu personagem talvez voltaria… eu realmente só descobri há uns meses atrás. Não foi algo que eu sabia desde o início. Essa série é complicada… eu descobri que eles estavam tentando achar um jeito certo para o retorno de Salazar, e como seria o arco da história. Não tinha certeza, mas me falaram para não comentar sobre isso com ninguém durante o tempo que eu não estava presente.

Como foi passar um episódio inteiro com seu personagem? O quanto você curtiu revelar suas múltiplas camadas?

Rubén Blades: Foi bem interessante para mim, porque isso também era um segredo, então você aprende coisas sobre seu personagem enquanto elas são reveladas. O episódio é bem ativo, então eu trabalhei constantemente, tive que trabalhar em cada página. O episódio trouxe aspectos diferentes do personagem de Salazar, e você consegue muita informação sobre ele. Agora há um aspecto nele que está se tornando mais presente, que é o seu lado espiritual. Ele nunca foi alguém de rezar ou acreditar na existência de algo que ele não conseguisse ver ou tocar, mas nesse episodio, há vários casos onde ele é sujeito a essas situações. Por exemplo, ele foi salvo da morte por um raio, acho que isso foi uma das coisas mais incríveis que aconteceu na saga – aquele episódio onde o personagem é poupado da morte por causa de um raio. [risadas]

Há dois momentos. Um momento onde ele está andando sozinho e fala com Deus, perguntando por que isso está acontecendo com ele. E depois ele decide que não aguenta mais e que vai morrer, mas é poupado. Depois de ter se tornado cruel – como provou quando bateu em Efrain – ele termina se redimindo e matando os caras malvados. Muitas coisas aconteceram com ele, foi fisicamente desgastante. Eu tive que correr bastante, me arrastar embaixo de carros… houve muita ação envolvida. Foi um episódio difícil de filmar para todos, mas acho que os fãs vão amar.

Ruben Blades como Daniel Salazar e Lisandra Tena como Lola Guerrero – Episódio 4 – Fear the Walking Dead 3ª Temporada

Um grande tema do episódio 4 foi Daniel implorando por perdão. Por que ele se sente tão culpado?

Rubén Blades: Acho que ele sente que não foi tão grato aos outros, ou útil aos outros como ele poderia ser. Ele não foi uma pessoa confiável, sempre esperava o pior das pessoas, mas acredito que com a ajuda de Efrain e de Lola, ele começou a considerar a possibilidade que as coisas são diferentes e que ele precisa se redimir. Ele precisa considerar outra possibilidade além da violência. De um jeito, ele começa a sentir que está sendo poupado por alguma razão, ele não tem certeza de qual, mas está próximo a aceitar a possibilidade de ser algo espiritual ou algo diferente do que ele está acostumado. Esse é o segundo apocalipse para ele, o primeiro foi em El Salvador.

Se Daniel está tentando escapar de seu passado violento, como encontrar com Dante mexeu com ele?

Rubén Blades: Dante entendeu e imediatamente percebeu o passado de Salazar, então ele sabia que tinha uma pessoa perfeita para preencher suas necessidades. Para Salazar, isso era só mais uma forma de sobreviver. Ele vê uma oportunidade de sobreviver nessa situação e a continuar a tentar alcançar seu objetivo, que é encontrar Ofelia. Ele sabe a diferença entre Dante e Efrain, mas naquele momento, sua principal preocupação é a sobrevivência. Então, mais tarde, quando a escolha é apresentada a ele, ele se torna o raio que atinge o cara malvado. É um jeito que ele se torna um instrumento de Deus, e assume uma forma de justa indignação contra o que é errado, assim salvando a todos. Ele escolhe salvar as pessoas além dele mesmo, e isso é um grande passo para ele.

Jesse Borrego como Efrain Morales e Ruben Blades como Daniel Salazar – Episódio 4 – Fear the Walking Dead 3ª Temporada

Você ficou surpreso ao vê-lo contra Efrain depois que ele salvou sua vida?

Rubén Blades: Ele teve que fazer isso para sobreviver. Há algo a mais sobre Salazar que vale a pena considerar. Ele sempre alerta as pessoas sobre as consequências. Ele avisou a Efrain que ele seria encontrado. A maioria das vezes que ele dá um conselho, as pessoas não ouvem. Bater em Efrain não foi algo que ele faria voluntariamente, mas ele avisou a ele e a Lola que isso aconteceria. Nenhum dos dois prestou atenção, então naquele momento, Salazar pensa “vocês fizeram sua própria cama, agora têm que dormir nela. Eu não vou morrer com vocês, a única coisa que posso fazer agora é matar vocês mais rápido.”

P: Você pode dizer mais sobre como a cena violenta de interrogação foi para você? Já que Efrain seria morto de qualquer jeito, foi importante para Daniel ser a pessoa a matar?

Rubén Blades: Salazar está sendo usado por Dante como um homem que pode extrair informação por causa de seu treinamento e experiência. Depois dos dois primeiros socos, Salazar sabe que esse cara não vai falar. Ele vai continuar sendo tolo até o final. Aí, Dante força a mão de Salazar e ele tem que escolher entre Efrain ou ele mesmo, então escolhe a ele mesmo. Quando ele está pegando a arma, ele olha para todas as opções e escolhe o instrumento que causaria a morte mais imediata. No entanto, relutante, Salazar continua a fazer o que precisa para sair de lá vivo.

No último momento, Daniel escolhe matar Dante ao invés de Lola. O que mudou naquele momento para ele?

Rubén Blades: Naquele momento, o senso de gratidão, de redenção e fazer o que é certo sobressaíram o senso de segurança que seria provido a ele por obedecer a esse homem que o ordena a matar outras pessoas. Há algumas pessoas que Salazar respeita e há outras que ele não respeita. Ele não respeita Dante porque ele o vê como um valentão e um homem inseguro que precisa estar cercado de outras pessoas fazendo coisas para ele. Há esse senso de majestade e controle que Dante acha que tem, mas Salazar sabe que não. Salazar não respeita esse cara e mais cedo ou mais tarde, ele teria se livrado dele, então aquele momento foi tão bom quanto qualquer um. Por que Salazar ajudaria a manter uma pessoa tão fraca no poder?

Daniel ainda tem esperanças que Ofelia esteja por aí? Isso que o faz continuar?

Rubén Blades: Ele está basicamente conformado que ela está morta… ele quer acreditar que está viva para seu próprio bem. Ela é a razão dele querer continuar vivendo, procurando por ela. Ele realmente considera que ela está morta, mas há uma parte dele que têm esperanças que ela tenha lidado com situações de perigo com uma cabeça boa. Em sua mente, talvez haja uma chance dela ter conseguido traduzir todas as coisas que ele a ensinou sobre sobrevivência. Ele não tem certeza, mas espera que sim.

Fear the Walking Dead vai ao ar aos domingos, às 22h, no canal AMC.

Fiquem ligados no FEAR the Walking Dead Br e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e FEAR the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de Fear the Walking Dead.


Fonte: AMC

Comentários

EM ALTA

Sair da versão mobile