Análises

Análise do trailer da 5ª Temporada de Fear the Walking Dead

Confira uma análise completa do trailer da quinta temporada de Fear the Walking Dead recheada de teorias para o novo ano do spinoff zumbi.

Publicado há

em


O quinto ano do spinoff com mais apelo em audiência está prestes a ter seu pontapé inicial. Com data de lançamento nos Estados Unidos agendada para 02 de Junho de 2019, Fear the Walking Dead já teve seus primeiros materiais liberados. Dentre esses, o trailer do novo ano repleto de momentos significantes e que abrem oportunidade para teorias.

O quarto ano foi repleto de reviravoltas, com a morte prévia de dois personagens centrais, Nick e Madison. A morte da, até então, líder do grupo teve uma montagem métrica bastante diferente do que somos acostumados. Os oito primeiros episódios foram exibidos em linhas temporais diversas e só no último antes do hiato é que descobrimos que a matriarca Clark se sacrificou para a sobrevivência dos filhos.

A segunda parte da temporada foi um pouco mais calma e com uma trama bem mais pobre, mas não deixou de ser surpreendente, com Morgan assumindo o rumo dos demais. Ao fim, vimos que eles se unirão para formar uma espécie de centro de ajuda para pessoas nas estradas e assim cumprir com os planos do caminhoneiro Urso Polar.

Agora, está chegando o momento de descobrirmos o destino desse planejamento iniciado ao final da temporada anterior. E assim, é dada a necessidade de analisarmos o trailer liberado na WonderCon em Março para promover o quinto ano da derivada de The Walking Dead.

1. O plano de Morgan parece prosperar

Como dito anteriormente, a quarta temporada se encerrou com Morgan convencendo todo o grupo a se engajar num novo modo de vida apocalíptico: o altruísmo. E, para quem duvidava que esse plano iria dar certo, o trailer já esclarece muito bem que haverá um lapso temporal entre o fim e o inicio das temporadas e que iremos ver que, ao menos por um período, as ideais de Jones funcionaram. Isso é provado pela fala “Temos feito isso por um tempo, ajudando pessoas.”.

Mas, é claro, sabemos que nos dramas zumbis inspirados na obra de Robert Kirkman, nada é totalmente um sucesso. Os sobreviventes sempre são surpreendidos e expostos a novos riscos. Então, obviamente, não vamos esperar muito tempo para presenciarmos a liderança de Morgan indo por água abaixo.

2. Morgan estará instável novamente

Na continuação da fala transcrita no ponto anterior, vemos a afirmativa final “[…] E não tivemos muita sorte.”. Isso é acompanhado de algumas cenas focadas em Morgan. Quando o deixamos ao final da quarta temporada ele tinha uma motivação grandiosa e isso o trouxe a uma estabilidade mental, o que a muito tempo os fãs do personagem não viam. Mas, aparentemente, pelas sequências de cenas, ao ver suas boas intenções se dissiparem o personagem enfrentará momentos de insanidade novamente.

Uma pena que o personagem retornará ao mesmo tema, já que desde a terceira temporada de The Walking Dead essa trama é imputada a ele e desde lá até sua passagem para o spinoff, Morgan não tenha tido um desenvolvimento no arco. Agora é torcer para que os showrunners da série saibam o que estão fazendo e acertem finalmente no equilíbrio dele, já que agora é o protagonista.

3. Uma ameaça radioativa

Em alguns momentos podemos ver que os mortos podem se tornar ainda mais perigosos do que já são. Isso porque vemos que Morgan e Alicia encontram uma zona cercada por carros com a frase “Perigo, mantenha-se fora” pichada em suas latarias e placas de alerta de radioatividade.

Mais tarde no trailer, vemos alguém com uma roupa característica de usinas nucleares. Isso pode indicar que os personagens acabarão se expondo a um perigo grandioso para darem seguimento em suas missões. Será que teremos walkers radioativos brilhando no escuro?

4. Um novo inimigo

Algumas das tomadas do trailer mostram walkers acorrentados em meio as ruas impedindo a passagem, enquanto uma voz diz que os personagens não precisam se preocupar pois estão seguros com eles. Logo depois ouvimos “Isso é o que as pessoas sempre dizem quando há algo a temer.”. Ou seja, provavelmente nossos heróis irão se deparar com sobreviventes de caráter duvidoso. Ou, eles serão as pessoas que alguém irá temer? Seria uma grande reviravolta se no inicio da trama eles estiverem lutando para fazer o bem e ao final da temporada eles se perceberem como vilões da história.

Há também uma segunda oportunidade para os mortos acorrentados nas ruas: no último episódio da sexta temporada de The Walking Dead, um pouco antes dos momentos finais de Glenn e Abraham na série, os personagens tentam passar pelas ruas para levar Maggie até Hilltop, mas em cada uma das vias que dá acesso à comunidade há walkers acorrentados impedindo a passagem deles. Mais tarde fica evidente que foram os Salvadores que fizeram aquilo para conduzi-los a clareira onde Negan se mostraria a primeira vez. Como sabemos, Dwight está chegando na série secundária e os zumbis acorrentados podem ser apenas o antigo Salvador colocando em prática suas táticas de sobrevivência.

5. Althea será sequestrada?

Em um curto momento, vemos Althea coberta de sangue – não sabemos se é seu próprio fluído, de outra pessoa ou de mortos – sendo arrastada desacordada. Mas o que isso significa exatamente?

Já ficamos sabendo que teremos momentos bastante importantes do passado da personagem explorados. Algumas de suas fitas gravadas retornarão à tela e entenderemos um pouco melhor as motivações da personagem e por qual motivo ela era alguém tão reservada e independente.

Isso é, a cena de Althea sendo arrastada pode ser tanto no presente da quinta temporada, como pode representar um flashback de algum momento fundamental para que ela chegasse até onde chegou. Mas, pelas experiências anteriores, flashbacks nem sempre são saudáveis para os personagens, já que quando os roteiristas se empenham em explicar muito o passado de alguém, é um forte indício de que estão apenas trabalhando em uma significância para uma morte próxima.

6. Novos personagens

A nova temporada pelo jeito irá inserir uma gama de novos personagens. Entretanto, o curioso é que praticamente todos os sobreviventes novatos na trama apresentados no trailer são crianças ou pré adolescentes. Até agora, nós tínhamos apenas Charlie – que foi promovida a personagem regular nesse novo ano – nessa faixa etária. A pergunta que fica é: os personagens serão inseridos apenas para encorparem o enredo da antiga membro dos Abutres ou para a tornar descartável, já que teremos mais adolescentes para assumir seu papel na série?

O grande número de crianças é preocupante. Em tramas apocalípticas são poucos os personagens menores de idade que conseguem ser atraentes para a audiência, sem serem irritantes. Judith em The Walking Dead tem sido um exemplo de sucesso nesse quesito, mas será que o spinoff conseguirá lidar bem com tantas crianças em cena?

7. Aviões

Não, nós não nos livramos dos objetos voadores. The Walking Dead aguçou nossa curiosidade diversas vezes com helicópteros aparecendo em momentos aleatórios, até que um deles levou o protagonista da série embora. Agora, em Fear, parece que aviões serão itens presentes na trama.

A grande questão é: qual será a importância deles para a história? Será que há alguma ligação com Althea, já que ela era ligada às Forças dos Estados Unidos? E será que o incêndio que vemos se alastrando pela floresta tem a ver com os aviões?

8. O retorno de Salazar

Desaparecido desde o final da terceira temporada, um dos personagens mais amados pelo público retornará para a série. Daniel que é, junto com Alicia Strand, um sobrevivente presente na trama desde o primeiro ano, retorna após ter sido dado como morto pelos demais na explosão da represa.

Aqui a trama é interessante pois ele possui diferenças a serem acertadas com Strand. Em seus últimos encontros, o antigo golpista quase matou Daniel ao disparar com um revólver contra ele. Na verdade, o clima nada ameno entre eles se estende desde o segundo ano e sempre foram inconstantes. Será que finalmente irão se resolver, ou esse encontro culminará na morte de um deles. Daniel não é um homem conhecido por ter muito equilíbrio, ou é oito ou oitenta.

É curioso ver que Strand e Salazar conversam nas portas de uma comunidade murada bem semelhante à Alexandria. Será que será um lugar para Morgan se sentir em casa novamente, ou a comunidade cairá tão rápido quanto sua inserção na trama? Daniel permitirá que seus antigos conhecidos e novos integrantes se juntem a comunidade onde ele está, ou ele deporá contra eles negando-lhes moradia?

9. Animais de estimação

Se Daryl levou mais de nove anos para conseguir o Cão, em Fear a coisa é bem mais adiantada. Com o passar de apenas dois anos e meio desde o começo do apocalipse zumbi, um gato irá se tornar o animal de estimação do grupo – e seria surpreendente e irônico se ele se chamasse Gato. O bichano é visto em duas cenas, em uma delas ele é acariciado por Strand sobre uma mesa e depois o vemos encarando uma janela.

A única coisa que isso significa é: já temos um novo personagem para temer a morte. Matem Morgan, Alicia, Strand. Matem qualquer personagem. A única coisa que peço aos showrunners é que esse gato saia vivo no final da trama.

10. Luciana atrasará o grupo?

Em uma das cenas do trailer podemos ver o grupo compenetrado em salvar a vida de Luciana, que parece estar com uma barra de ferro cravada em seu peito. Mais tarde, vemos a personagem falando para June que quer se recuperar logo para poder tocar acordeon.

Luciana também fala que eles não podem ficar muito tempo no local onde estão. Então, aparentemente, o grupo terá que fazer uma parada de emergência até a recuperação da antiga moradora de Tijuana. Será que isso tem a ver com a exposição a radioatividade?

11. Encontros e desencontros

Vemos que John irá ter momentos solitários em um grande clima de faroeste, mas tudo não parece acabar totalmente bem para ele, já que alguém aparece e aponta uma arma para ele. Logo após, vemos June desolada e em um novo corte de cena, ela parece feliz em ver alguém novamente. Finalizando a cena, ela aparece correndo para os braços de John e lhe dando um beijo fervoroso.

Ou seja, provavelmente, em algum momento, os personagens acabarão se perdendo uns dos outros novamente. Quem sabe, inclusive, não teremos uma rachadura no grupo entre quem quer e quem não quer cumprir os planos de Morgan, já que eles podem ser bastante arriscados.

12. Madison

Em uma conversa com Morgan, Alicia cita o tanto que Madison trabalhou para garantir que todos sobreviveriam. Isso reforça ainda mais a ideia que talvez teremos pessoas se opondo as ideias inalcançáveis de Morgan dentro de um mundo selvagem. Pode ser que em dada altura da história, Alicia e alguns outros percebam que estarão se expondo a um risco desnecessário para poder ajudar as pessoas que Morgan quer ajudar. E isso, como dito no ponto anterior, pode causar uma ruptura no grupo, os desunindo e os distanciando.

É curioso ver que Alicia continua encarando a necessidade de honrar e assumir a memória de Madison, que morreu para que ela e os demais sobrevivessem. Ela quer dar sentido ao ato final de sua mãe e parece contrastar a liderança dela com a de Morgan em todo o momento para entender o que fazer e o que não fazer.

13. Dwight está de volta

Como já dito anteriormente, Dwight irá dar as caras em Fear a partir de Junho. Ele, aparentemente, está anexado à uma comunidade quando Morgan e os demais se encontram com o ex Salvador. Será que ele está junto de Daniel?

Ademais, como será a relação dele e Morgan? Os dois já estiveram em lados opostos e depois se aliaram na luta contra Negan. Mas como será que Dwight está desde lá? Será que o banimento de Daryl o fez mudar? Qual a consideração que ele tem por Morgan?

Além disso, precisamos saber se Sherry foi encontrada por ele, ou se ele desistiu de buscar por ela. Qual será a história de Dwight nessa trama?

14. As aberturas

Algo que marcou bastante a quarta temporada eram as aberturas dos episódios que se adaptavam à trama de cada uma das dezesseis partições. Isso é, a arte sempre trazia referências e ligações com o episódio que ela estava atrelada.

Aparentemente, nesse quinto ano continuaremos tendo a mesma forma de introduzir os episódios, já que o trailer termina com a logo da série se sobrepondo ao cenário. Ou seja, mais uma vez vamos ficar vidrados na abertura para tentar nos preparar para o que vem a seguir no episódio.

O trailer

Com quase cinco minutos, o trailer pode ser conferido aqui e caso você deseje mais informações sobre sua liberação e divulgação, clique aqui.

E você? Percebeu mais alguma coisa no trailer que não foi citada? O que você espera para esse quinto ano? Deixe um comentário nos contando.

Comentários

EM ALTA

Sair da versão mobile