Análises

Procura-se Madison Clark: Uma possível morte ou apenas uma forma de alvoroçar a audiência?

Publicado há

em


Fear the Walking Dead já se encaminha para a reta final da primeira parte de sua quarta temporada, tendo apenas mais três episódios para a esperada midseason. Muitas dúvidas ainda prevalecem e provavelmente serão solucionadas apenas no episódio derradeiro da primeira parte.

Entre todas as dúvidas, com toda a certeza a que ecoa com maior sonoridade ao ouvido dos fãs é: Madison Clark está viva? Então, a partir disso queremos explorar alguns aspectos sobre as possibilidades que se abrem em decorrência de tal dúvida:

1. MADISON ESTÁ MORTA

Robert Kirkman sempre gostou de deixar bem claro que em sua criação ninguém está a salvo. É claro que os fãs sempre duvidaram de tal afirmação, entretanto, Carl se tornou vítima e provou para aqueles que sempre desacreditaram que sim, é possível a morte de qualquer personagem.

Se The Walking Dead já arriscou bastante em exterminar com as possibilidades de um provável futuro protagonista da trama, Fear pode estar dando um passo além e provando mais ainda que Kirkman não mente e não brinca em serviço. Matar a protagonista das três primeiras temporadas é totalmente inovador, considerando que a audiência não está acostumada a tal ato.

Bem, vamos lá. Da terceira temporada para a quarta tivemos um salto temporal de minimamente dois anos. O quarto ano da série começou com o choque entre Morgan e novos personagens com Alicia, Strand, Nick e Luciana. Tudo o que temos visto dos demais personagens e de como sobreviveram nesse tempo tem vindo em espécie de flashback. Ademais, no presente – considerando o presente sendo a chegada de Morgan – ninguém cita o nome de Madison.

Tudo o que sabemos até aqui é que ela conseguiu construir uma colônia no interior de um estádio de baseball, que tiveram problemas com as plantações e que um grupo intitulado Abutres se tornou seu rival. Ainda, há a adição de informação de que o local que Madison construiu foi destruído e muito provavelmente ninguém sobreviveu além de quem está aparecendo no presente.

Tudo isso deixa muito claro que Madison não está mais viva. Se juntarmos ao fato que no momento em que Alicia perdeu Nick ela estava extremamente desesperada – mais do que o comum para a perda do irmão que ela tanto desejou a morte em outros tempos – como quem não terá mais nenhum referencial de família daqui pra frente e que os produtores deixaram bem claro que a partir da quarta temporada Fear se distanciará totalmente do que vinha sendo – existe jeito melhor para apagar o passado do que matar a protagonista das outras temporadas?

Então, a conclusão mais lógica é que: infelizmente, Madison morreu. Por fim, é minimamente curiosa a vontade de se vingar de Alicia, Strand e Luciana dos Abutres.

2. MADISON FOI SEQUESTRADA PELOS ABUTRES

Seria “na cara” demais Madison estar morta. Essa informação já está sendo explorada desde o primeiro episódio e não é do feitio da AMC nos dar uma grande informação assim, logo de cara. Certamente eles querem nos fazer acreditar que Madison morreu para que gere todo esse burburinho que tem gerado e no final descobrirmos que ela está viva e pronta para seguir protagonizando a série.

Uma das maneiras dessa vertente ser explorada é de Madison ter sido pega como refém do grupo inimigo antes da queda de Diamond. Aliás, quer forma mais eficaz de destruir um lugar do que tirá-lo seu centro cognitivo e liderança? Sem Madison, provavelmente até que o grupo do estádio estabelecesse novo líder e decidisse o que fazer Diamond já estaria totalmente perdido e sem ter como ser salvo.

Charlie é um ótimo indicativo de como as coisas podem funcionar com os Abutres. E se eles a pegaram de sua comunidade de origem e fizeram-na acreditar que mataram seus pais e que agora a única forma de sobreviver é estar junto deles? Se fora dessa forma com a garota, poderia ser com Madison. Os Abutres talvez não estejam interessados nos lugares – já que até agora eles destruíram todos pelos quais passaram – mas sim em formar um grupo forte com os melhores sobreviventes que cruzam seus caminhos.

Madison alcançou favor aos olhos de Mel e ele parece ter visto nela um grande potencial. Sobre Charlie eles citaram várias vezes que ela tinha um grande faro de sobrevivência para encontrar mantimentos.

Outro caminho dentro dessa hipótese de sequestro é que Madison – apesar da traição de Charlie – assim como o filho, possui uma ligação com a garota. E se os Abutres utilizaram a menininha para convencer Madison de estar com eles numa espécie de “venha conosco senão ela será morta”?

3. MADISON SE JUNTOU AOS INIMIGOS

No episódio de número dois do atual ano Mel conta para Madison como ele e o irmão sobreviveram a um incêndio na fazenda na qual residiam com a família. Mel fala que eles não salvaram ninguém, apenas as próprias vidas e seguiram em frente e que talvez essa seja a lei do novo mundo: não possuir sentimentos quando a sobrevivência te cobrar tal postura.

Madison pareceu não concordar, mas mesmo assim lançou um olhar para Mel como se ponderasse o quão verídico e benéfico aquilo poderia ser. Ela já trilhou um bom caminho se esforçando o máximo pelos filhos. Mas e se Madison apenas cansou disso? E se ela cansou de ser a heroína? E se ela cansou de ser mãe? Se ela cansou de colocar em risco sua existência por causa de seus filhos?

Claro que isso vem de um grande devaneio, mas o que impediria os roteiristas de inovarem ainda mais com Fear e tornar a mulher que achamos ser a protagonista mocinha da história a grande vilã a partir de agora? Isso seria totalmente diferente do que qualquer série tenha oferecido até os dias de hoje.

Ainda, sobre esse ponto, há de se levar em consideração que quando Fear estreou, a proposta era trazer um drama familiar. Assim foi até os dias de hoje, contudo, se Madison de fato estivesse morta, a última família da série seria extinta e o núcleo central se perderia. Quer algo mais drama familiar do que uma mãe e uma filha lutando em lados diferentes e lutando contra os próprios laços sentimentais?

Alicia já demonstrou diversas vezes não concordar com Madison sobre vários aspectos de vida desde o pré-apocalipse. Então, talvez essas diferenças entre as duas poderiam ser elevadas ao ponto máximo.

4. NADA QUE ESTÁ SENDO NARRADO PARA ALTHEA REALMENTE ACONTECEU

Talvez você ache que o redator desse artigo já tenha surtado totalmente quando escreveu o terceiro ponto, mas não, é hora de sair um pouco mais da linha.

Você já se perguntou se não existe a possibilidade de Alicia, Strand e Luciana apenas estarem mentindo para Althea desde o começo? E se na verdade Diamond está totalmente de em pé, ou se os Abutres nem mesmo existem como foram narrados? Veja, está certo que Nick matou um deles e que Charlie apareceu no presente e aniquilou o jovem Clark. Mas e se na verdade eles são inimigos de uma forma diferenciada do que foi contada para Althea?

No enredo de Althea há uma insistência muito grande sobre “a verdade”. Vez ou outra ela fala que quer remontar a verdade sobre o novo mundo. Luciana e Strand pareceram um pouco incomodados pela insistência da jovem repórter em ouvir a história deles. Luciana até mesmo referiu que a verdade seria contada, mas da forma deles. Então, talvez haja fortes indícios que exista uma mentira ou omissões rondando as histórias relatadas para Althea.

A OPINIÃO FINAL DO REDATOR

Eu sinceramente não consigo ver outro cenário senão a iminente morte de Madison. Tudo aponta para isso e não acho que eles de fato teriam colhões para tornar a protagonista da história numa vilã para mais cedo ou mais tarde terem que mata-la também – mas isso não significa que eu não amaria a ideia.

Confesso que um simples sequestro me deixaria levemente chateado. Seria um enredo tão fraco pra uma temporada que tem sido tão destemida e coesa.

Entretanto, tenho que confessar que sinto profunda angústia em pensar na morte da protagonista. Talvez se Nick não acabasse de ter dito adeus, as coisas seriam mais simples, mas ver Alicia como a única sobrevivente do núcleo familiar de Los Angeles – Daniel está em lugar incerto e Strand apareceu apenas ao final da primeira temporada – é triste.

Talvez a ideia que mais me agrade entre os quatro pontos acima citados é justamente aquele que mais destoa da possibilidade real: tudo isso ser mentira. O título do episódio número oito, no qual possivelmente iremos descobrir o que aconteceu com a protagonista é “No One’s Gone” (‘Ninguém Se Foi’ em tradução livre). Isso abre um mar de possibilidades, inclusive de que todo o relato dado para Althea seja uma mentira.

Se tivermos que de fato nos despedirmos de Madison, ficarei levemente incomodado. Não pela morte em si, pois como já disse, gosto da forma como Fear não se importa em arriscar os protagonistas, mas sim pela escolha dos remanescentes. Alicia e Strand possuem grande apelo desde o inicio. Acho que os dois até conseguirão se adequar bem a história junto de Morgan, Althea, John e talvez Naomi – se estiver viva. Entretanto, a escolha de Luciana me deixa incomodado. A personagem não ofereceu nada até agora, não possui disposição ao desenvolvimento e não coopera com a história em sua totalidade. Qual será sua função na história? Ser a personagem coadjuvante que será lançada para a morte quando necessitarem matar alguém irrelevante? Espero que não.

Torço muito para que se tiverem que levar Madison, que a levem em uma morte de maestria e que isso se propague por todo o resto da série. Que isso fortifique Alicia – já que dentre todos que sobreviveram, é a única que indica potencial de liderança – e enriqueça a história. Espero que a benção do bom desenvolvimento que geralmente Fear tem com seus personagens recaia sobre Luciana e ela nos apresente algo útil.

Mas agora, quero saber de vocês: qual sua opinião sobre o passado/presente/futuro de Madison? Qual desses quatro pontos lhe parece mais possível de se demonstrar na série? Tem alguma outra teoria? Deixe nos comentários.

Fear the Walking Dead vai ao ar LEGENDADO aos domingos, às 22h30, e DUBLADO as segundas, às 23h30, no AMC Brasil. Consulte sua operadora de TV para mais informações.

Fiquem ligados no FEAR the Walking Dead Br e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e FEAR the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de Fear the Walking Dead.

Comentários

EM ALTA

Sair da versão mobile