Destaque

REVIEW FEAR THE WALKING DEAD S01E04 – Not Fade Away: Vivendo em reclusão

Publicado há

em


O episódio de número quatro da série original Fear the Walking Dead – “Not Fade Away” – começa de uma forma oposta aos demais: demonstra certa normalidade no dia-a-dia dos personagens (Nick desfrutando de um relaxante banho de piscina e Travis fazendo um percurso de corrida).

A família Salazar continua hospedada na residência de Madison, Griselda parece estar cada vez pior, tendo risco de gangrena no pé lesionado. Chris tem passado seus dias divertindo-se com sua câmera e fazendo uma série de vídeos relatando os acontecimentos dos dias. Na sua gravação revela que o governo está tratando os infectados como “bois”, simplesmente levando os corpos empilhados em caminhões. A localidade do bairro onde estão recebeu uma cerca e conforme o filho de Travis, tudo está morto fora da cerca. Passaram-se nove dias desde que a luz foi cortada.

Chris continua revelando que a localidade está sobre o domínio das forças armadas e que Travis parece ser totalmente favorável à ideia de ser totalmente submisso ao militarismo. Ele ainda relata que tudo tem se tornado como num zoológico, os civis agora tem hora para comer, sair nas ruas, trancafiarem em casa, dormirem. Em meio ao seu retrospecto do nono dia, Chris observa uma movimentação misteriosa do outro lado das cercas: uma luminosidade parece querer chamar sua atenção em uma janela.

Madison diz para Alicia que eles devem repintar a sala de estar, pois ainda há resquícios de sangue pelas paredes. Alicia disse que não adianta Maddie tentar colocar a casa à venda na situação que está se desenrolando. Travis retorna para casa e logo começa uma discussão com a namorada. Madison apresenta sua insatisfação com o fato de sua casa ter se tornado um amontoado de pessoas e ela ter se tornado um tipo de escrava de todos, tendo que realizar toda a atribuição doméstica sozinha. Madison ainda reclama pelo fato de Travis parecer estar mais propenso a manter a boa imagem perante os militares e não se importar com o que está acontecendo.

Chris continua no telhado da casa tentando manter contato com a luminosidade desconhecida do outro lado das cercas. Ele tenta mostrar para Travis sua descoberta, mas o pai parece não estar com vontade de aventurar-se com o filho. Pelo contrário, pede para que Chris saia do telhado e vá ajudar Madison.

Nick continua em seu banho relaxante na piscina que é interrompido pela mãe. Madison traz um dos comprimidos que estão fazendo parte do período de “desintoxicação” e o oferece a Nick. Ele fala para a mãe que não há mais necessidade de tomar as drogas, que já se sente bem e não tem mais tido vontade de drogar-se.

Os militares promovem uma reunião e informam que em um raio de 9 km as ruas estão limpas das infecções. O comandante lê um comunicado governamental que ordena que ninguém saia do perímetro das cercas, tendo como punição a detenção. Ainda, implanta-se uma política de exames médicos. Todos os locais serão avaliados por especialistas e caso ofereçam perigo, serão levados para fora das cercas, num hospital para tratamento. É revelado também que há 12 zonas de segurança como aquela.

Travis é chamado pelo comandante para uma “missão”. Um dos seus vizinhos se nega a sujeitar-se a inspeção e eles querem que Travis tente ajudar no caso. Travis parece resistir um pouco ao pedido, mas o comandante deixa bem claro que se Travis não o convencer, a única saída que resta a eles é dar cabo no senhor Thompson. Na casa do vizinho Travis adentra atrás de Doug e o encontra no banheiro do seu quarto. Os dois conversam e Doug parece estar em um tipo de colapso mental. Sente-se incapaz de responder para seus filhos perguntas quanto ao futuro dos acontecimentos. Travis diz a ele que eles precisam de Doug e que ele deve ser verdadeiro, dizer que não sabe como será daqui para frente.

Alicia chega a casa após buscar os mantimentos semanais com Ofelia e observa Maddie pintando a parede. Resolve invadir a casa da vizinha morta nas ocasiões anteriores para ter um momento reservado. Na casa, Alicia parece relembrar de todas as coisas boas que viveu com a vizinha, já que conforme Madison falou no episódio “The Dog”, Suse foi amparo para a família variadas vezes. Ela ainda parece lembrar do namorado Matt, olhando para o desenho que ele fez em seu braço (essa tinha é permanente ou Alicia não toma banho?).

Liza está empenhando-se em desenvolver função de enfermeira, tentando prestar socorro a todos os que necessitam. Hector – um dos vizinhos dos Clark – é um de seus “pacientes” e está recebendo tratamento com morfina, para não sentir dor. Nick observa Liza deixando a casa vizinha por um vão na cerca.

Chris mostra para Madison sua descoberta registrada em vídeo. Madison parece se surpreender pelo fato de Chris procurá-la, mas ele diz que o pai não lhe deu atenção e que acha que não há nada de especial lá fora. Madison parece concordar com o pensamento de Travis nos primeiros instantes, mas acaba parecendo ceder ao adolescente. Ela parece incomodada com a ideia de que o exercito possa estar deixando pessoas para trás, à mercê da morte iminente.

A cena torna para a casa de Hector – o paciente de Liza, antes citado – que parece estar tendo uma piora e sendo acometido por dores fortes. A câmera vai descendo até vermos que debaixo da maca de Hector está Nick, utilizando sua morfina.

Vemos que Ofelia está tendo um relacionamento amoroso com um dos militares. Os dois estão ao lado oposto da cerca observando a localidade. Depois de algumas carícias, Ofelia questiona-o quanto aos medicamentos para sua mãe. Ele informa que há um estoque que está sendo mantido em resguardo pelo governo.

Madison e Travis, após algumas cenas quentes, conversam sobre eles. Travis quer entender o que está acontecendo com a namorada, que tem vivido enclausurada na própria casa, só dando atenção aos filhos, limpando, cozinhando. Madison contra-ataca dizendo que Nick precisa de atenção redobrada e que se ela peca em dar atenção demais, Travis tem errado em não dar nenhuma atenção a Chris. Ela comenta sobre o vídeo de Chris, mas Travis parece ainda não querer dar muita importância.Travis diz que Maddie está paranoica, visto que ela supõe que há algo muito errado acontecendo. Ela teme que a falta de energia e o isolamento da localidade é apenas para deixa-los longe da verdade sobre o que o mundo se tornou. A conversa é interrompida por Maria – esposa de Doug – que diz que o marido desapareceu. Travis promete que irá encontra-lo.

O dia começa a amanhecer e Madison está no telhado da casa, tentando contato com a luminosidade que Chris havia visto no dia anterior. Travis percorre as proximidades da cerca e encontra o carro de Doug que parece ter sido usado para abrir uma brecha. Aparentemente, Doug fugiu para fora da zona de segurança. Travis procura o comandante para que se faça uma patrulha para encontrar o senhor Thompson, mas o comandante informa que já o encontraram e que ele foi levado ao hospital para acompanhamento. Travis alerta ainda o capitão sobre o que Chris viu, mas, desacreditado por ele, desiste da ideia de que ainda haja vida nas proximidades.

Liza vai até a casa de Hector e descobre que ele está sendo removido de casa para ser levado para tratamento. A doutora Exner está na casa e conhece Liza, dizendo a ela que a ajuda que Liza vem prestando aos residentes tem sido de bom grado, contudo acha estranho alguns procedimentos adotados por ela. Liza confessa que ainda não é enfermeira e recebe uma proposta da doutora Exner: manter-se fingindo ser enfermeira, visto que ela já conquistou a confiança das pessoas.

Madison resolve inspecionar o lado de fora das cercas e consegue ultrapassá-la abrindo uma passagem. No lado oposto da cerca Madison vê corpos espalhados por todos os lados, desordem total, um cheiro terrível. É surpreendida pela ação dos militares e esconde-se para não ser capturada.

Na casa Clark, Liza e Exner examinam Griselda. Exner informa Daniel que Griselda terá que passar por uma cirurgia e por isso será levada ao local apropriado. Daniel pergunta se pode seguir junto e recebe afirmativa de Exner. Exner analisa Nick junto de Liza, e conversam sobre sua dependência às drogas. Exner percebe que o coração de Nick está acelerado – provavelmente pelo uso da morfina.

Madison retorna para casa e tem uma conversa com Daniel. Ela conta para ele o que viu do outro lado da cerca e ele relembra histórias da sua infância. Ele parece cada vez mais desacreditado de que as coisas realmente irão voltar a ser o que eram antes e Maddie parece acompanhar seu pensamento. Daniel conta para Madison que ele e Griselda serão levados dali e que não sabe se um dia retornarão, então pede para ela que tome conta de Ofelia por eles.

Madison descobre que o filho estava utilizando-se de outros meios para apaziguar a falta das drogas no organismo e acaba por agredi-lo fisicamente. Ela, abalada, senta em seu carro para chorar. Alicia retorna para casa – depois de passar à tarde “tatuando” o desenho de Matt na pele – e tem uma conversa com Nick.

Nesse cenário, os militares e Exner chegam para buscar Griselda. Daniel informa que irá junto, mas é impedido pelos militares que dizem que daquela casa possuem apenas dois nomes na lista: Griselda Salazar e Nicholas Clark. Nick tenta fugir, mas é capturado e levado junto de Griselda. Madison está inconsolável – já que sabe o que há do outro lado da cerca. Liza é convidada por Exner a partir junto com eles para ajudar nos serviços. Liza os acompanha. Travis observa o horizonte e vê o mesmo que o filho: uma luz piscando em uma janela.

Bem, o episódio terminou dessa forma. Tudo dá a entender que os militares estão, numa tentativa de prevenir, fazendo uma limpa daqueles que oferecem risco. Os doentes, idosos debilitados, que apresentam alguma insanidade ou dependentes, estão sendo levados para tratamento. Ora, em minha opinião o único tratamento disponível para esses que estão sendo levados é o abate. Em outras palavras: talvez Nick, Griselda, Doug, Hector e a própria Liza, estejam se expondo a um grande perigo.

Quanto ao casal central, cada vez mais vejo Madison evoluir. Ela realmente tem aceitado o fato de que as coisas não estão bem e que algo muito grandioso está por vir. Travis parece ainda cego quanto à realidade, ou a nega. Esse é o maior ponto de discordância entre os dois. Madison tem instinto de sobrevivência, Travis tem tendência a acreditar que tudo está bem. Talvez isso cause um grande rompimento entre o casal mais pra frente.

Daniel continua a ser surpreendente. Ele sempre parece usar suas experiências de vida para compreender o novo cenário. Ele está muito a frente de todos quanto ao quesito desesperança num futuro melhor. Quanto a Ofelia, não sei se foi erro meu, mas me pareceu que o relacionamento com o militar se restringia a conseguir os medicamentos para a mãe. Quando os dois estão abraçados, a câmera foca em seu rosto e ela não aparenta uma expressão condizente com alguém apaixonado, aparenta uma espécie de asco.

Quanto à luz vista por Chris, há teorias de que era simplesmente um sobrevivente pedindo socorro, como também que o local possa ser a “casa de abate” e que a luminosidade provém dos disparos. Justifica o fato de na cena final Travis ter visto a luminosidade junto de um estrondo semelhante a um disparo.

Enfim, o que podemos esperar dos próximos episódios? Como Nick, Liza, Griselda e os demais irão ser tratados fora da zona se segurança? Quais suas teorias? Madison ou Travis serão o “capitão” do grupo? O que é a luz na janela vista por Chris, Madison e Travis?

Fiquem ligados aqui no FEAR the Walking Dead Br e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e FEAR the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de Fear the Walking Dead.

Comentários

EM ALTA

Sair da versão mobile