2ª Temporada

Fear the Walking Dead S02E08: 5 coisas que você pode ter perdido em “Grotesque”

Publicado há

em


Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do oitavo episódio, S02E08 – “Grotesque”, da segunda temporada de Fear the Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Depois de um midseason finale ardente, o midseason première de Fear the Walking Dead contou uma história bem diferente. O episódio 8, “Grotesque” (Grotesco), seguiu um formato diferente do que vimos na série até agora, e apenas focado em Nick, que abandonou o grupo no final do episódio 7.

O episódio acompanhou a jornada de Nick depois de deixar Juan e Sofia (que seguem de carro para La Paz em Baja California Sur), e sua longa e perigosa caminhada de 160 quilômetros na implacável paisagem mexicana para eventualmente chegar a Tijuana. Lá ele encontrou um novo grupo que abraçou os mortos, de forma semelhante a Celia.

Apesar de o episódio ter se focado em um personagem, ele ainda conseguiu nos dar um pouco de ação e um bocado de desenvolvimento de personagem. É difícil não pensar que a temporada 2B talvez faça o mesmo que a 2A, com um episódio de estreia mais lento antes de ganhar velocidade nos episódios seguintes. E mesmo que houvesse apenas um personagem em sua própria jornada, ainda havia um bocado de coisa espalhada ao longo do episódio. Dê uma olhada nas cinco coisas que você pode ter perdido no episódio 8, “Grotesque”.

1. A jornada de Nick se refletiu bem na trilha sonora

Tanto Fear the Walking Dead quanto The Walking Dead têm trilhas espetaculares, mas as duas séries usam músicas de fato com parcimônia, garantindo máximo impacto quando isso acontece. O midseason première fez isso lindamente quando tocou a música de José González, “How Low”, durante a sequência de Nick começando sua jornada rumo ao norte.

A música não apenas é bonita, mas sua letra – que fala sobre a condição humana – também se encaixa bem nas circunstâncias e história de Nick. Dê uma olhada:

“Quão baixo você está disposto a ir
Antes de atingir todos os seus objetivos egoístas
Remate após remate
Nos deixando feridos, nos deixando feridos
Absorvido no seu jogo doentio de apostas
Você está alimentando um monstro, apenas alimentando um monstro
Invasão após invasão
Isso significa guerra, isso significa guerra
Um dia você estará caído de joelhos
Na merda que você semeou
Todos os crédulos que você enganou
Não estarão lá para te levantar”

Obviamente parte da letra parece se encaixar bem com Nick. Por exemplo, fazer coisas extremas para alcançar seu objetivo de encontrar uma comunidade de pessoas que abraçam os mortos, enquanto abandona sua família preocupada. No entanto, eu também diria que algumas partes parecem se encaixar a pessoas como Celia, que tomou o jovem impressionável, crédulo, e plantou essa ideia de que os mortos deveriam ser quase venerados, criando um abismo entre ele e sua mãe e irmã.

2. Já faz um bom tempo que as pessoas manipulam/controlam Nick

Havia alguns flashbacks espalhados pelo episódio 8, nos dando uma nova visão sobre como era a vida de Nick antes do surto. Durante o primeiro flashback de seu período na reabilitação, nós vemos ele conversando com Gloria (sim, a Gloria do primeiro episódio!), que está tentando treina-lo para manipular seus pais, para que sua sentença na reabilitação não seja estendida. Apesar da insistência de Nick de que não seria capaz de fazer isso com sua família, no segundo flashback parece que ela conseguiu convence-lo – mas o plano sai dos trilhos com a morte do pai de Nick.

É interessante, no entanto, notar que já faz um bom tempo que Nick é uma pessoa fácil de se manipular. Celia é o grande exemplo, mas Gloria também, que claramente o ajudou a voltar para o vício. Agora que Nick está com um grupo diferente, será guiado por eles da mesma forma como foi no passado?

3. O episódio teve algumas referências a The Walking Dead

Elas foram pequenas, mas certamente havia algumas referências a The Walking Dead em “Grotesque”. Primeiro havia semelhanças óbvias entre as cenas de Nick, sozinho em uma estrada deserta no México, e Rick (com seu cavalo azarado) em uma estrada deserta em Atlanta. A cena de The Walking Dead é icônica, e foi bacana ver Fear the Walking Dead homenageá-la.

A outra referência óbvia pecou um pouco pela falta de sutileza, mas muitos fãs de The Walking Dead teriam adorado depois dos eventos frustrantes do final da sexta temporada – o uso de um taco de baseball como arma. Claro, poderia ser uma coincidência que a mulher tenha escolhido um taco de baseball, mas é mais provável que tenha sido uma pequena referência para os fãs de Negan e Lucille. E hey, pelo menos dessa vez nós conseguimos ver de fato quem estava apanhando!

4. Nós finalmente descobrimos o que aconteceu com o pai de Nick e Alicia

O pai de Nick e Alicia já foi mencionado algumas vezes ao longo de Fear the Walking Dead, mas foi só no episódio 8 que nós descobrimos um pouco sobre ele, incluindo como ele morreu.

Durante o primeiro flashback do episódio, Nick explicou para Gloria na reabilitação que seu pai era um homem gentil que “não faria mal a uma mosca”. Mas ele também revelou que, ainda que seu pai costumasse estar lá com ele, algo aconteceu e desde então ele se tornou constantemente cansado, preferindo se isolar da família. Durante seu discurso, Nick fala que o pai até escuta o que ele tem a dizer, mas não está presente, e acredita que ele não cumpriu seu papel de ensinar o filho a ser um homem.

Infelizmente, no segundo flashback é revelado que o pai de Nick morreu, com Madison contando a ele que foi em um acidente de carro. A morte é devastadora para Nick, que já estava lutando para vencer o vício, e parece que esse foi o evento que mandou Nick de volta e mais profundamente ao vício. Isso explica bastante coisa sobre o personagem.

Mas eu tenho um problema com a história sobre a morte do pai de Nick. Durante o primeiro flashback, quando Nick imagina que está conversando com seu pai, ele diz “acho que o mundo é demais pra você”. Não sei vocês, mas eu não pude deixar de pensar que isso indicava que o pai estava profundamente deprimido, ou sofrendo com algum tipo de doença mental. Mais alguém acha que o acidente de carro pode ter sido um ato intencional, e que Madison mentiu para poupar o filho emocionalmente vulnerável da verdade? Eu definitivamente acho que sim.

5. Houve um belo simbolismo

Um fã notou esse belo simbolismo no episódio. Logo depois que Nick é atacado por cachorros, e a horda de zumbis é atraída pelo som de buzina, ele pega o cinto de um zumbi machucado para usar como um torniquete em sua perna. Isso faz um forte contraste com o outro momento em que vemos Nick com um cinto como torniquete, que foi durante o flashback quando ele e Gloria estão prestes a usar heroína.

Foi um pequeno momento, mas serviu para mostrar como as perspectivas de Nick sobre a vida mudaram desde que o apocalipse começou. Mesmo tendo tudo pelo que viver no pré-apocalipse, Nick estava constantemente prestes a se matar. Mas agora, quando parece que ele tem muito pouco pelo que viver, Nick está dando tudo de si para continuar vivo.

BÔNUS: Um tipo de grupo bem diferente foi introduzido

Agora que Nick viajou pelo duro caminho até Tijuana, ele se encontra dentro de um complexo com uma nova comunidade, chamada Colonia el Porvenir. A motivação de Nick para a longa jornada era encontrar uma comunidade que acreditasse que os mortos não são monstros, mas ele atingiu seu objetivo, ou será que esse grupo não é o que parece? Considerando suas táticas brutais na estrada, parece que a vida aqui pode não ser tão idílica quanto Nick espera.

Qual foi a sua parte favorita do episódio? Notou mais alguma coisa bacana? Deixe tudo nos comentários abaixo.

Fiquem ligados aqui no FEAR the Walking Dead Br e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e FEAR the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de Fear the Walking Dead.


Fonte: Movie Pilot

Comentários

EM ALTA

Sair da versão mobile