Destaque

REVIEW FEAR THE WALKING DEAD S02E15 – North: Para onde iremos nós?

Publicado há

em


Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do décimo quinto episódio, S02E15 – “North”, da segunda temporada de Fear the Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Após o intenso episódio “Wrath” exibido a partir das 22 horas na AMC, o canal nos presenteou com o último episódio da segunda temporada de Fear the Walking Dead em sequência do décimo quarto. O episódio “Norte” (do Inglês “North”) acabou dando o nó final para alguns enredos e afastando ainda mais outros.

Depois de ter deixado a ira tomar conta do seu corpo, Travis entra em estado de choque e é retirado da sala onde matou os dois jovens assassinos de Chris e feriu Oscar. Pela própria lei imposta por Madison, Travis é levado para cárcere enquanto aguarda sua expulsão do local. Madison tenta achar alguma forma de burlar as normas da comunidade do hotel junto a Strand, mas são impedidos por Alicia, que defende a ideia de irem embora com Travis. Strand se mostra totalmente contrário e diz que irá permanecer no local.

Enquanto Alicia vai acompanhar os socorros que estão sendo prestados a Oscar por seu irmão Andrés, Madison anuncia para Elena que os três irão partir na manhã do dia seguinte do hotel. Alicia presencia a morte de Oscar e após segue para o quarto onde estão sua mãe e Travis. Os dois tem uma conversa sobre o fato de as duas deixarem a segurança do hotel para trás em favor de partir com ele. Travis alerta Madison que agora que ele matou duas pessoas não é o mesmo de antes e Madison então lhe conta que foi a responsável pela morte de Celia.

Andrés, após a morte do irmão perde o controle dos seus atos e parte até o quarto de Madison para vingar-se de Travis. Em meio a uma cena de luta corporal, Travis acaba com uma arma apontada para seu rosto por Andrés. Contudo, Alicia perfura o peito de Andrés com sua faca. Strand salva a vida dos três que conseguem fugir do hotel.

Na colônia, Nick está em um grande dilema entre deixar Luciana para trás ou permanecer no local e morrer pelas mãos de Marcos. Após diversas tentativas de tentar convencer Luciana de abandonar o local, ele vê que é impossível de fazer com que a sua amada mude de ideia. Nick parte do local.

Alejandro está praticamente morrendo, mas Luciana exige que ele se manifeste publicamente para que a fé das pessoas seja mantida intacta. No caminho que está seguindo, Nick ouve um barulho de helicóptero e com seu binóculo consegue ver o local de pouso: o norte, próximo à fronteira. Nick retorna para a Colônia para tentar convencer Alejandro a pedir que a população do local siga com ele para a fronteira.

No dia seguinte, Marcos e sua gangue chegam a Colônia de Tijuana mas encontram o local vazio. Contudo, Alejandro (que é o personagem com maior durabilidade após uma mordida de infectado que já passou pelo mundo The Walking Dead), que ficou para trás, vai até o ônibus que separa os infectados de defesa da parte interna da colônia e abre brecha para que eles adentrem a colônia e embosquem o grupo de Marcos.

Madison, Travis e Alicia vão em busca de mais informações sobre Nick nos depósitos do mercado de Marcos, mas ao chegarem lá encontram o local abandonado. Conseguem encontrar o endereço da Colônia e partem em direção ao local. Chegando lá, Madison e Travis vão até o interior do local, enquanto Alicia – que havia sido ordenada pela mãe a aguardar no carro – vai até o ônibus onde encontra Alejandro quase morto (nessa parte eu já estava acreditando que ele não morreria mais). O casal de adultos encontra Marcos e todo o grupo já reanimados e infectados e voltam, encontrando Alicia e Alejandro. Alejandro é quem indica para Madison que Nick seguiu para o norte, fronteira.

Nick, Luciana e os demais sobreviventes de Tijuana estão próximos do local onde havia sido visto o helicóptero, mas acabam sendo surpreendidos por homens munidos de armas e que sem motivo aparente começam a disparar contra eles – acertando Luciana no ombro. A cena termina com Luciana e Nick sendo ameaçados pelos homens desconhecidos.

O episódio em geral foi um bom episódio para encerrar várias tramas, como a do grupo do hotel, por exemplo, mas em geral foi um episódio morno. Eu tenho estado incomodado com esse enredo maçante de separar os personagens, e quando a gente começa a crer que eles vão se reencontrar, separam-se de novo. Strand, entre os homens sobreviventes, é meu personagem masculino favorito e eu me senti totalmente desgostoso com o fato de ele ficar para trás. Eu espero com toda a força que sua história na série não pare por aí.

O maior problema de separar personagens é aquele já citado na review do episódio anterior: às vezes os roteiristas parecem ignorar o fato de que são quilômetros de distância entre um personagem e outro, que se trata de um novo mundo onde não há celular, GPS, ou qualquer aparelho tecnológico que facilite o encontro e que as possibilidades reais de duas pessoas se encontrarem nessa situação é ínfima. São totalmente incoerentes esses encontros e desencontros e essas idas e vindas dos personagens.

Não sei se estão separando os personagens para terem mais chances de prolongar histórias curtas e assim gerar mais temporadas. Mas sinceramente, já é a hora de eles pararem com esse complexo de ioiô. Era necessário deixar Strand para trás? Possivelmente teremos um fechamento para a história nos próximos episódios, mas essa segunda temporada foi cheia de enredos simetricamente parecidos a esse.

Outro ponto que está deixando a história um pouco maçante é essa temática de fé. Nick era um personagem com grande desempenho, mas que ao chegar a Tijuana ficou emboscado em um enredo problemático. Tudo se justificava pela fé e a história parecia estar sempre presa ao mesmo circulo. Isso dá uma grande vantagem para o enredo de Luciana – se ela continuar viva na próxima temporada – já que será legal a ver tendo que deixar a fé de lado e se desfazer de toda uma cultura em prol de sua sobrevivência. Tudo pelo que eu torço agora é: chega de México. Retornem para os Estados Unidos.

A segunda temporada deixou grandes furos para serem respondidos: uma webserie foi produzida centrada em Alex, depois trouxeram a personagem para série e ela apareceu apenas em dois episódios. Era só isso mesmo? A personagem não merece mais? Ela retorna? E o que falar de Daniel? Até hoje não tivemos explicações plausíveis para seu desaparecimento. Há rumores fortes sobre a volta do patriarca Salazar na terceira temporada, mas novamente a problemática ressurge: como ele se unirá ao restante? Ele está a quilômetros de distância de todos.

Strand realmente será desmembrado da série e cairá num limbo ou de alguma forma irá ao encontro de Madison e Travis? Ofélia foi vista por último sendo saudada por um americano na fronteira dos Estados Unidos. Afinal, o que diabos aconteceu com ela? Como Nick e Luciana irão se livrar da grande ameaça e Travis, Madison e Alicia serão também capturados? Por enquanto, teremos que aguardar a terceira temporada para termos concretude nas respostas dessas perguntas, mas nada nos impede de discutirmos nossas teorias e perspectivas.

Abaixo, temos um espaço para você opinar e comentar livremente – dentro da moral da boa vizinhança – sobre a série, os episódios e todas as suas teorias.

Fiquem ligados aqui no FEAR the Walking Dead Br e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e FEAR the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de Fear the Walking Dead.

Comentários

EM ALTA

Sair da versão mobile