3ª Temporada

Fear the Walking Dead S03E04: Dave Erickson fala sobre fazer um episódio inteiro em espanhol

Publicado há

em


Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do quarto episódio, S03E04 – “100”, da terceira temporada de Fear the Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Cenas em línguas diferentes com legendas estão se tornando algo comum na televisão norte-americana – mas elas normalmente são apenas isso: cenas pontuais. No entanto, para o episódio “100” de Fear the Walking Dead, a AMC foi mais longe e colocou no ar um episódio quase inteiramente falado em espanhol.

Com exceção de uma cena entre Daniel Salazar e Victor Strand, o restante do episódio – que contou a história do que aconteceu com Daniel depois que ele incendiou o complexo mexicano na segunda temporada – foi inteiramente em espanhol. A Entertainment Weekly perguntou ao showrunner de Fear, Dave Erickson, sobre essa decisão, além de mapear a história de Daniel e seu momento de decisão no final.

Nós não víamos Daniel desde o midseason finale da segunda temporada, então fazia bastante tempo. Quando você criou a história dele em termos do que aconteceu? Você sempre soube desde quando ele incendiou o complexo, ou isso surgiu depois?

Dave Erickson: Existem muitas circunstâncias, prática e criativamente, que pesaram na decisão dessa suposta morte no episódio 2×07, e então na ressurreição de Daniel aqui. Mas a história em si em termos de como ele escapou e para onde ele estava indo não se manifestou de fato até nós chegarmos [na sala dos roteiristas] nessa temporada. Como fazia tanto tempo que não o víamos, queríamos garantir que ele tivesse um retorno surpreendente, e acho que conseguimos no final do episódio da semana passada.

Mas nós realmente queríamos garantir a Daniel um episódio inteiro para meio que fazer um apanhado de onde ele esteve, como está sua cabeça, como ele se recuperou do incêndio e daquele momento de insanidade, e então colocá-lo de volta nos trilhos. Eu sabia que ele voltaria, e nós começamos a conversar sobre isso na temporada passada. Era apenas uma questão de quando nós queríamos inseri-lo e como gostaríamos de integra-lo novamente na história.

Quanto à fuga propriamente dita, tínhamos algumas opções diferentes. Nós incluímos uma cena, que antes seria uma cena em um cemitério, e essa seria uma possível versão da fuga. Também houve um ponto onde entramos com a chave. Ele de fato destrancou. Ele sabe como entrar e sair, mas isso não parecia terrivelmente dramático, então nós ficamos com essa qualidade em Daniel que é interessante – e é algo que segue ao longo da temporada – é esse senso de que ele é à prova de morte. Esse senso de que para um homem que cometeu tantas atrocidades e matou tantas pessoas, seu fardo e o que ele sofre por isso é não ser capaz de morrer. Quero dizer, ele enfrentará muitas coisas nesta temporada que irão testá-lo. É como se fossem… é quase como as provações de Jó para esse homem ao longo da terceira temporada.

O que realmente me impactou neste episódio é que ele é quase inteiro em espanhol com legendas, o que não é pouca coisa. Nós já vimos muitas séries fazerem trechos e cenas em outras línguas, mas 95% deste episódio não está em inglês. Fale sobre essa decisão e sobre as discussões que vocês tiveram para fazer isso.

Dave Erickson: Eu queria fazer isso. Uma das grandes vantagens da série nesta e na última temporada é que por estarmos no México, ela se tornou uma série de certa forma bilíngue, algo que me agrada. Eu já sabia que queria que Daniel tivesse seu próprio episódio, e como aquele episódio se passou no México e obviamente ele estava em contato com personagens mexicanos, não havia razão para que ele falasse inglês.

Eu espero que as pessoas não fiquem frustradas com as legendas, mas criativamente, aquilo fazia sentido. Não era algo com que eu estivesse preocupado, e não era algo sobre o que a rede expressasse qualquer preocupação também, então apenas é o que é. Quero dizer, se você está contando uma história que se passa no México e os personagens são todos pessoas que falam espanhol, não há razão para fazer isso em inglês. Se colocássemos um personagem que falava inglês apenas para garantir algum equilíbrio entre as línguas, isso seria meio cafona, meio forçado.

A questão é: Daniel é um personagem importante e eu amo a maneira como Rubén o interpreta, e eu acho que com todo o trauma e drama de sua morte na temporada passada, era importante dar a ele um episódio que fosse bastante espiritual, emotivo, onde ele se reconecta consigo mesmo e você também tem um senso do fardo dele agora, quando ele se articula para Efrain. Ele não sabe se matou a própria filha. Ele é um homem assombrado, mas eu acho que a sobrevivência e a questão que muitas pessoas têm, que é onde está Ofelia? É algo que realmente esclarece para ele. Isso o esclarece emocionalmente e mentalmente. E isso não tem nada a ver com o espanhol [risos].

Parece que Daniel está apenas tentando limitar o estrago o máximo possível durante o episódio. Ele faz coisas ruins com Dante na esperança de que isso evite coisas piores. Mas ele é confrontado com aquela escolha no final, de jogar Lola da barragem, e ele não faz isso. Foi porque ele encontrou uma linha que não poderia cruzar, ou porque ele viu uma oportunidade de usar a arma para derrubar Dante e seus homens, ou um pouco das duas coisas?

Dave Erickson: Alan Page escreveu o episódio e eu achei que ele fez um trabalho incrível. Este é um homem que está preocupado e receoso de que tenha sido responsável pela morte de sua própria filha. Ele busca perdão e não alcança isso. Ele tenta encontrar alguma salvação, e entra na cena do zumbi e do raio. Ele está preparado para morrer. Ele está preparado para acertar as contas, e quando ele sobrevive, se vê nesse novo cenário.

Eu acho que são duas coisas. Existe um momento no episódio, um período de tempo onde ele meio que diz “Foda-se, eu sou assim”. Ele faz o seu melhor para protege-los. Ainda há uma direção moral enquanto ele tenta proteger Efrain, e então ele tenta proteger Lola, mas ele se coloca em uma posição onde não dá para ganhar, porque quando ele está torturando Efrain ele essencialmente diz “Se você confessar, eles matarão vocês dois, e se você não confessar, eu vou matar você”. Ele está em uma posição onde ele tem as habilidades, algo que é reconhecido por Dante. Ele tem as ferramentas necessárias para fazer isso, e está sendo pressionado até o ponto em que é forçado a confrontar Lola. É definitivo.

Eu acho que essa é a gota d’água e ele não consegue fazer isso porque existe algo em Lola que o lembra de Ofelia, e ela salvou a vida dele. Ela tem uma qualidade de santa e ele vê nela uma substituta, que é um tema que já trabalhamos várias vezes. Quero dizer, é quando você está fazendo uma série centrada ao redor de uma família misturada. Esse era o grande objetivo de Travis no começo da temporada: eu perdi meu filho, como eu protejo o substituto? Acho que Daniel está no mesmo barco neste momento, onde ele não tem a menor ideia se Ofelia está viva ou morta, imaginando se é responsável por isso.

O que trava ele no final é a promessa e a inocência dessa mulher e essa recusa de se tornar o homem que ele costumava ser, e ele meio que anda sobre a linha até o fim. Então, depois que ele se volta contra Dante e depois que ele salva Lola e Strand, ele busca nela aquilo que ele vinha buscando durante todo o episódio, que é o perdão dela. Naquele momento, ele recebe um mínimo de absolvição. O fato dela não rejeita-lo é o suficiente para ele naquele momento. Ele não recebe de fato o perdão dela, mas isso é algo em que ele continua trabalhando à medida que avançamos.

Eu estava me perguntando se ele queria viver também naquele ponto. Ele se ajoelha, entrega sua arma para ela. Ele não sabe se Ofelia está viva ou não. Ele quer que ela acabe com seu sofrimento? Ele pensa por um minuto “eu não mereço morrer”? O que está acontecendo ali?

Dave Erickson: Acho que ele está se entregando para ela. Ele está se oferecendo. Ele quer que ela o perdoe por seus pecados e quer que ela o aceite. Acho que a única coisa que restou nele, e nós veremos isso à medida que avançamos, pelo menos por enquanto, é a possibilidade de servir essa mulher e em alguns aspectos se ela aceitá-lo. E em última análise, ele se torna o soldado dela e esse será um dos nossos grandes temas nessa temporada no que diz respeito a violência e seu uso, e em que ponto ela corrompe a sua moralidade. Isso é algo que será um cabo de guerra entre Daniel e Lola quando continuarmos.

Mas eu acho que ele quer absolvição. Nesse ponto o homem está exausto. Ele teve dias muito intensos e ele comete um ato violento que ele sabe que não será o último, mas que ele faz por uma causa justa. O que ele quer de Lola é o reconhecimento disso, e essa é a lição que ele pede. Ele quer o perdão dela. Então ele não está pedindo para ela acabar com seu sofrimento. Ele está pedindo por alguma conexão e alguma compreensão. Essa é a única coisa, na verdade, que dá a ele alguma esperança.

À medida que avançamos, ele não sabe o que aconteceu com Ofelia. Ele suspeita. Eu acho que ele está horrorizado pela possibilidade do que pode ter acontecido, e que ele pode ter sido responsável por isso, mas isso dá a ele uma necessidade ainda maior de reparação à medida que a temporada avança. Isso dá a ele mais razão para acertar as coisas com Lola, e ele também está sempre com um olho aberto para a possibilidade de que ela esteja viva. Nós entramos mais profundamente nisso no próximo episódio, obviamente, porque Strand deu algumas sugestões, fez algumas afirmações sobre o paradeiro dela, e Strand está trabalhando um golpe em certo grau e está tentando sair da cadeia e proteger seus próprios interesses, mas isso é algo que vamos ver melhor quando nos movermos pro episódio 5.

Fear the Walking Dead vai ao ar aos domingos, às 22h, no canal AMC.

Fiquem ligados no FEAR the Walking Dead Br e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e FEAR the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de Fear the Walking Dead.


Fonte: Entertainment Weekly

Comentários

EM ALTA

Sair da versão mobile