Curiosidades

Fear the Walking Dead S04E10: 5 coisas que você pode ter perdido em “Close Your Eyes”

Publicado há

em


Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do décimo episódio, S04E10 – “Close Your Eyes”, da quarta temporada de Fear the Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

As séries do universo de The Walking Dead parecem se transformar durante episódios focados no desenvolvimento de um ou dois personagens específicos. Basta lembrar de “Laura“, que explicou como John e June se conheceram, ou de “Here’s Not Here” e “Consumed” na série original, que desenvolveram as histórias de Morgan, Daryl e Carol. Foram episódios com diálogos e atuações caprichados, assim como aconteceu nesta semana com “Close Your Eyes” (Feche os Olhos).

Deixamos os outros personagens do grupo de lado para acompanhar duas tempestades: a literal, que arrastava destroços e zumbis do lado de fora da casa, e a figurada, entre Alicia e Charlie, cada uma sofrendo à sua maneira em função das perdas que o apocalipse trouxe, e obrigadas a lidar com suas diferenças – enquanto ambas preferiam e tentavam fugir.

Em um episódio com diálogos cheios de significado e silêncios repletos de simbolismo, talvez você tenha deixado passar alguns detalhes. Então que tal dar uma olhada nas 5 coisas que você pode ter perdido em “Close Your Eyes”? Confira:

1. A tempestade não perdoou nem os créditos de abertura

Na semana passada a abertura do episódio mostrou o céu cheio de nuvens carregadas, com a tempestade se formando. Desta vez o episódio já abriu com chuva respingando na tela e vento forte – que quase arranca um dos postes à esquerda e leva algumas das letras do nome da série. É para não deixar dúvida de que essa não é apenas uma chuva forte, provavelmente estamos diante de um tornado ou alguma força semelhante da natureza.

Episódio 1 – uma pessoa ao lado de uma fogueira à noite, provavelmente John Dorie.
Episódio 2 – uma caravana passando no fundo, possivelmente os Abutres a caminho do Diamond.
Episódio 3 – as flores azuis que Madison e Nick encontraram durante sua busca por suprimentos.
Episódio 4 – há um efeito de interferência na imagem, como se tivesse sido filmada com a câmera de Althea.
Episódio 5 – duas pessoas caminhando juntas ao fundo, provavelmente John e Laura.
Episódio 6 – um carro solitário, provavelmente representando a saída de Madison, Victor e Naomi.
Episódio 7 – zumbis vagando, em referência ao ataque dos Abutres ao Diamond.
Episódio 8 – pessoas ao lado de uma fogueira à noite, representando o grupo contando/ouvindo o que aconteceu com Madison e o Diamond.
Episódio 9 – nuvens carregadas no céu, indicando uma tempestade se formando.

2. A verdade por trás das fotos

Depois de “limpar” a casa de seus antigos moradores zumbificados, Alicia começa a observar as antigas fotos da família, e acaba decidindo tirar também os registros das pessoas que um dia moraram lá. Não é difícil entender sua atitude: aquelas fotos de uma família feliz provavelmente a lembram da família que ela mesma perdeu há bem pouco tempo.

Mas as fotos podem ter despertado uma outra lembrança, mais antiga. Na primeira temporada, há um momento em que Nick e Alicia estão olhando porta-retratos e ele comenta sobre uma foto de sua própria família “fotografias sempre mostram pessoas felizes, mas nunca a verdade por trás delas”, referindo-se à depressão do pai, e talvez ao seu próprio vício.

3. Easter Egg na geladeira

Na primeira metade da temporada Madison comentou com Nick em uma conversa sobre as pequenas coisas que ainda lhe traziam alegria no apocalipse, e as flores de lavanda eram uma delas. E quando foi morto por Charlie, Nick estava sentado em um degrau segurando um ramo de lavanda, provavelmente lembrando da mãe.

Em um breve momento deste episódio, enquanto a câmera passa pela cozinha da casa, é possível ver uma foto de flores azuis na geladeira, um pequeno lembrete dos dois personagens que morreram na primeira metade da temporada.

4. Amina

No final da primeira metade da temporada, descobrimos que uma das fitas de Al era sobre Madison, apesar de não ter uma etiqueta com seu nome. Ao invés disso, ela estava etiquetada como “Amina”, por causa da história que ela contou: quando Alicia e Nick eram pequenos, eles resgataram um pássaro e deram a ele o nome de Amina. As crianças cuidaram dele até o fim, recusando-se a desistir do pássaro ferido.

Alicia está, neste momento, lutando para manter viva a lembrança da mãe. E ao encontrar o pássaro morto na lareira, ela se lembra de que não está cumprindo o desejo de Madison. Segundo o showrunner Andrew Chambliss, “Este é um momento bem complicado para Alicia. Mas no fim, volta a ideia de que ninguém morre até estar morto. No fim, quando ela está no porão e Charlie diz ‘me mate’, Alicia percebe que não pode fazer isso”.

5. A inspiração para a cena do porão

A cena final em que Alicia e Charlie ficam presas no porão foi baseada em um dos filmes preferidos do showrunner Andrew Chambliss, chamado “Miracle Mile”. Segundo Andrew, no filme os dois protagonistas descobrem que Los Angeles será atacada por mísseis nucleares e estão tentando escapar da cidade. Eles pegam um helicóptero, mas caem em um poço de piche durante a fuga, e o filme termina com os dois no helicóptero e o piche subindo cada vez mais.

“É um momento bonito. Eles estão felizes por estarem juntos, estão em paz com a morte. E gostei tanto desse momento que fiquei inspirado para a sequência no porão, colocando Alicia e Charlie juntas. No começo do episódio Charlie queria morrer e Alicia estava feliz em matá-la, mas agora Charlie não quer morrer e Alicia não quer matá-la. E tudo graças a Miracle Mile.”, conta Chambliss.

Você percebeu algo além dessas cinco coisas supracitada? Deixe abaixo nos comentários para que a gente também possa saber.

Fear the Walking Dead vai ao ar as segundas-feiras, às 22h30, no AMC Brasil. Consulte sua operadora de TV para mais informações.

Fiquem ligados no FEAR the Walking Dead Br e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e FEAR the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de Fear the Walking Dead.

Comentários

EM ALTA

Sair da versão mobile