Curiosidades

Fear the Walking Dead S04E11: 5 coisas que você pode ter perdido em “The Code”

Publicado há

em


Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do décimo primeiro episódio, S04E11 – “The Code”, da quarta temporada de Fear the Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Depois de matar dois personagens principais na primeira metade da temporada – RIP Nick e MadisonFear the Walking Dead voltou a adicionar novos personagens, em um episódio que deu a sensação de que a série está fazendo um reboot dentro do reboot.

Morgan foi o único rosto familiar em “The Code” (O Código), que introduziu os ‘irmãos’ Wendell (Daryl Mitchell) e Sarah (Mo Collins), o cervejeiro Jim (Aaron Stanford) e uma mulher misteriosa e ainda desconhecida. Isso se não considerarmos o dono original do caminhão, responsável pelas caixas repletas de mantimentos e gentileza que June e Althea já encontraram alguns episódios atrás.

Em meio a tantos personagens e quilômetros rodados, talvez você tenha deixado algum detalhe passar. Que tal dar uma olhada nas 5 coisas que você pode ter perdido em “The Code”? Confira:

1. A abertura foi praticamente um resumo do episódio

Seguimos acompanhando e mantendo um registro de todas as aberturas personalizadas que Fear the Walking Dead está criando para a quarta temporada. Normalmente essas vinhetas trazem um elemento que vai se destacar durante o episódio, ou fazem alusão a uma cena específica.

Mas em “The Code” a abertura teve um pouco de tudo. Quem está acostumado a prestar atenção na estrada no fundo da tela percebeu que um caminhão passava por lá enquanto o céu finalmente começava a se abrir após a tempestade. Enquanto isso, na parte da frente era possível ver alguns destroços que provavelmente foram arrastados pela tempestade: uma geladeira e uma privada, claras referências a Jim e Morgan.

Episódio 1 – uma pessoa ao lado de uma fogueira à noite, provavelmente John Dorie.
Episódio 2 – uma caravana passando no fundo, possivelmente os Abutres a caminho do Diamond.
Episódio 3 – as flores azuis que Madison e Nick encontraram durante sua busca por suprimentos.
Episódio 4 – há um efeito de interferência na imagem, como se tivesse sido filmada com a câmera de Althea.
Episódio 5 – duas pessoas caminhando juntas ao fundo, provavelmente John e Laura.
Episódio 6 – um carro solitário, provavelmente representando a saída de Madison, Victor e Naomi.
Episódio 7 – zumbis vagando, em referência ao ataque dos Abutres ao Diamond.
Episódio 8 – pessoas ao lado de uma fogueira à noite, representando o grupo contando/ouvindo o que aconteceu com Madison e o Diamond.
Episódio 9 – nuvens carregadas no céu, indicando uma tempestade se formando.
Episódio 10 – Chuva forte e vento, que entorta os postes e arranca algumas das letras dos créditos da tela.

2. Onde estamos, afinal?

Enquanto a primeira metade da temporada foi confusa por causa das linhas do tempo, a segunda metade está investindo em uma confusão mais geográfica. No início do episódio temos uma pista de onde Morgan foi parar quando pegou carona sem querer: algum lugar no estado do Mississippi. Mais exatamente, ele está na parada de caminhões Flip-Flop, que alega ter a melhor torta de chocolate do estado.

Não sabemos onde essa parada fica, mas sabemos que antes disso ele estava perto de Austin, Texas, pois o verdadeiro estádio onde o grupo estava fica nos arredores dessa cidade. Também passa por lá o Rio Colorado, que tem grandes chances de ser o rio que passa por baixo da ponte onde John e June estavam morando.

É meio difícil acreditar que Morgan tenha dormido sem perceber que estava em movimento durante oito horas – tempo necessário para atravessar a Louisiana e pelo menos alcançar a fronteira para o Mississippi. Vamos ver se a série nos dá mais algumas coordenadas.

3. Easter Egg no posto de parada

Quando Morgan está na parada de caminhões, é possível ver uma placa com a palavra “Morari”, que vem do infinitivo da palavra em latim “Moror”. O significado de Moror pode ser uma pista do futuro de Morgan na série: demorar, ficar muito tempo em um lugar sem acrescentar nada. Será uma indicação de que Morgan não conseguirá voltar para Alexandria, ou mesmo que estamos caminhando para a morte do personagem? Só o tempo dirá…

4. Referência a Lost

Nem só de referências a The Walking Dead vive Fear the Walking Dead. Quando Morgan chega à parada de caminhões aparentemente abandonada, a voz de uma mulher pergunta no rádio “é você, urso polar?”. Morgan responde que não conhece o código, e explica brevemente como foi parar naquele lugar.

A cena foi uma sutil referência a Lost, série que era cheia de simbolismos – e de ocasionais ursos polares. Scott M. Gimple já comentou algumas vezes que gostava da série, inclusive colocando outras referências a ela em The Walking Dead. E em Fear já temos a própria Maggie Grace, atriz que interpreta Althea e conhecida por seu papel como Shannon em Lost.

5. A inspiração para as caixas de ajuda na estrada

Segundo o showrunner Andrew Chambliss, a inspiração para as caixas de ajuda encontradas na beira da estrada veio da vida real. Chambliss explicou que inspirou-se nas notícias que foram veiculadas depois que o furacão Harvey atingiu o Texas, mostrando voluntários ajudando as pessoas.

“Foi empolgante ver pessoas em situações no mundo real agindo de maneira altruísta. Sempre tivemos essa ideia de que seria ótimo ver personagens que estão tentando ajudar”.

Andrew também comentou que a ideia inicial era introduzir as caixas já no primeiro episódio da quarta temporada, quando Morgan encontraria uma caixa no acostamento escrito “Pegue o que precisa, deixe o que não precisa. A gente se vê na estrada”. Ele explicou que, infelizmente, não houve tempo suficiente no episódio para incluir essa cena.

Você percebeu algo além dessas cinco coisas supracitada? Deixe abaixo nos comentários para que a gente também possa saber.

Fear the Walking Dead vai ao ar as segundas-feiras, às 22h30, no AMC Brasil. Consulte sua operadora de TV para mais informações.

Fiquem ligados no Fear the Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e Fear the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de FearTWD.

Comentários

EM ALTA

Sair da versão mobile