Curiosidades

Fear the Walking Dead S04E14: 5 coisas que você pode ter perdido em “MM 54”

Publicado há

em


Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do décimo quarto episódio, S04E14 – “MM 54”, da quarta temporada de Fear the Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Fear the Walking Dead finalmente decidiu nos dar algumas explicações sobre a vilã misteriosa no episódio desta semana. Agora sabemos que a revolta de Martha surgiu no começo do apocalipse, quando seu marido morreu em um acidente de carro. Após não conseguir ajuda naquele momento de desespero, ela decidiu que mais ninguém receberia ajuda.

Mas é um pouco difícil dar razão à vilã, considerando que a morte do marido foi causada pela própria Martha (ele estava no banco do passageiro) e que não havia nada que pudesse ser feito pelas pessoas que passavam pela estrada.

Mas enquanto acompanhávamos essa história de origem e a fuga do grupo de sobreviventes, talvez alguns detalhes tenham passado despercebidos. Então que tal dar uma olhada nas 5 coisas que você pode ter perdido em MM 54? Confira:

1. A abertura pode ter indicado um final feliz para dois personagens

Na abertura do episódio desta semana é possível ver fumaça subindo ao fundo, uma referência ao caminhão que havia acabado de explodir na estrada após ser metralhado por Martha, que pilotava a van de Althea.

Mas também há uma diferença em relação à abertura da semana passada: a água está finalmente começando a baixar. Isso significa que a fuga de Victor e John da ilha artificial será um pouco mais fácil – mais ainda agora que eles devem ter a ajuda de Alicia e Charlie.

Episódio 1 – uma pessoa ao lado de uma fogueira à noite, provavelmente John Dorie.
Episódio 2 – uma caravana passando no fundo, possivelmente os Abutres a caminho do Diamond.
Episódio 3 – as flores azuis que Madison e Nick encontraram durante sua busca por suprimentos.
Episódio 4 – há um efeito de interferência na imagem, como se tivesse sido filmada com a câmera de Althea.
Episódio 5 – duas pessoas caminhando juntas ao fundo, provavelmente John e Laura.
Episódio 6 – um carro solitário, provavelmente representando a saída de Madison, Victor e Naomi.
Episódio 7 – zumbis vagando, em referência ao ataque dos Abutres ao Diamond.
Episódio 8 – pessoas ao lado de uma fogueira à noite, representando o grupo contando/ouvindo o que aconteceu com Madison e o Diamond.
Episódio 9 – nuvens carregadas no céu, indicando uma tempestade se formando.
Episódio 10 – chuva forte e vento, que entorta os postes e arranca algumas das letras dos créditos da tela.
Episódio 11 – o caminhão dirigido pelos irmãos Wendell e Sarah passando ao fundo e destroços da tempestade.
Episódio 12 – uma pessoa ao fundo abandonando a pé a van de Althea.
Episódio 13 – duas pessoas ilhadas, John e Victor, e um crocodilo passando na água.

2. A importância das placas em Fear

As placas de marcação nas estradas do Texas vinham ganhando destaque nos últimos episódios, ajudando a audiência a se localizar enquanto o grupo estava separado e até trazendo referências a outros momentos e episódios passados.

E nesta semana uma das placas virou título do episódio: MM 54 é o código para Mile Marker 54, ou Marcação de Milha 54. E foi justamente na milha 54 que aconteceu o acidente que matou o marido de Martha, dando origem à história dela como vilã.

3. Continue dirigindo o caminhão

Durante a montagem que explica a história de Martha, a música que toca ao fundo é “Keep on Truckin”, de Eddie Kendricks. A letra fala sobre continuar dirigindo o caminhão, pois “não há nada me segurando”. Essa também é uma frase que Wendell vive soltando em momentos aleatórios, reforçando o código que guia ele e sua irmã (apesar de ter certa dificuldade para lembrar da frase inteira).

4. As palavras importam

No começo do episódio Martha corrige o que uma caminhoneira estava escrevendo, e justifica-se explicando que era professora de inglês antes do apocalipse: “Eu deixava todo mundo louco, corrigindo a gramática das pessoas. Mas as palavras importam. Quando partimos, elas são tudo que deixamos para trás”.

Provavelmente é por isso que ela sempre escreve algo no rosto das pessoas que transformou em zumbis. Já vimos em episódios anteriores que ela escreveu “Pegue o que precisa” em Purvis e “Pessoas que você conhece” em Quinn, representando suas fraquezas. E no começo, quando estava em uma missão para acabar com os caminhoneiros e encontrar Clayton, escreveu em um dos zumbis “Eu sei quem você é”.

5. Acho que já vi essa cena em algum lugar

Se você achou esse episódio meio parecido com o início de The Walking Dead, não está sozinho. O diretor do episódio, Lou Diamond Phillips, foi o responsável pela homenagem e disse que “qualquer semelhança é 100% proposital”.

Entre alguns dos pequenos detalhes espalhados pelo episódio estão os dedos e mãos saindo pela fresta de uma porta, da mesma forma que Rick viu no hospital depois de acordar, e o grupo preso no topo do prédio, assim como quando Merle e os outros sobreviventes ficaram encurralados em um telhado por causa dos mortos.

Você percebeu algo além das cinco coisas acima? Deixe abaixo nos comentários para que a gente também possa saber.

Fear the Walking Dead vai ao ar as segundas-feiras, às 22h30, no AMC Brasil. Consulte sua operadora de TV para mais informações.

Fiquem ligados no Fear the Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e Fear the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de FearTWD.

Comentários

EM ALTA

Sair da versão mobile