Destaque

REVIEW FEAR THE WALKING DEAD S03E04 – 100: De volta a ativa

Publicado há

em


Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do quarto episódio, S03E04 – “100”, da terceira temporada de Fear the Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

O quarto episódio é dedicado de forma exclusiva a Daniel Salazar, não explica exatamente como ele sobreviveu ao incêndio após seu ataque de insanidade ao colocar fogo em tudo, mas mostra a força que ele tem para sobreviver e sua peregrinação em busca de sua filha Ofélia.

Logo nos primeiros minutos somos apresentados a Efrain, um benfeitor sem teto e maltrapilho que ajuda as pessoas a conseguir água. Alcoólatra e caridoso, Efrain ajuda Daniel a escapar dos infectados com sua bicicleta, e ao mesmo tempo em que resgata Daniel distribui água aos necessitados. Durante a entrega de água aos sobreviventes, Daniel em sua condição debilitada por conta de seus ferimentos causados pelo incêndio, desmaia de dor e Efrain acaba levando-o aos cuidados de Lola.

Em uma cena forte e angustiante digna de filmes de terror e suspense, Lola raspa a pele ainda queimada da perna de Daniel, em cena impossível de assistir e não ficar com calafrios nas pernas.
Durante sua recuperação Daniel sai em busca de água e mantimentos com Efrain, onde eles estabelecem uma espécie de amizade e cumplicidade, porém, enquanto Daniel bebe água Efrain bebe destilado. Daniel descobre por quê Efrain tem esse lado caridoso, ele frequentou o seminário para se tornar Padre e então pede que seu novo amigo lhe conceda o Perdão, por seus atos passados e sombrios. Daniel consegue ao mesmo tempo em que se mostra um pai de família determinado a proteger sua filha, uma pessoa forte e guerreira, mas que sabe que cometeu atrocidades no passado e que ainda precisa pagar pelos seus erros.

Daniel se mostra arrependido de todas as mortes que provocou durante seu passado sombrio como rastreador de pessoas, e vendo que o amigo é uma pessoa boa e do bem, confessa a Efrain que foi ele quem começou o incêndio que pode ter matado ou não sua filha Ofélia. Como forma de retribuir e se reconectar com seu passado de barbeiro, onde pode exercer a profissão de pai e não mais de assassino, Daniel se oferece para cortar o cabelo de Efrain.

Ao deixar Efrain e continuar sua busca por Ofélia, Daniel se vê desarmado e frente a frente com um infectado imenso. Ao se ajoelhar para que a morte certa o encontre, um raio vindo dos céus acerta o zumbi matando-o, e salva Daniel. Seria esse o sinal que Daniel esperava, para que continuasse a busca por sua filha, após pedir perdão por seus pecados, a providencia divina o salva de uma morte certa? A impressão que fica é que Daniel ainda tem muito por fazer e mesmo após todas as “quase” mortes pelas quais passou, existe algo que o protege, e que ele ainda tem muito caminho a trilhar.

Ao desmaiar por conta do raio Daniel é levado pela correnteza formada pela chuva que começava a cair, para os dutos que alimentam a represa controlada por Dante, e ao ser resgatado por funcionários que fazem a limpeza do duto, Daniel é levado até Lola – que além de distribuir água aos necessitados também é chefe de tratamento de água – que surpresa, acaba o contratado para trabalhar na represa de Dante.

Durante o almoço, após uma pequena discussão com um capataz da represa, Dante consegue perceber que Daniel não é um mero zelador da represa em Tijuana, e sim um assassino, um agente altamente treinado pela CIA, denominado de Sombra Negra, e ao reconhecê-lo como membro notório, na verdade, como Dante realmente o conhecia pelo nome e é rapidamente promovido para oficial de Dante.

Nessa nova sociedade que vive em função de uma nova moeda de troca, Daniel se aproveita do seu passado conhecido por Dante, e lhe pede um carro para que possa sair em busca de Ofélia. Dante pede que em troca, Daniel o ajude a fiscalizar quem o está roubando, fazendo uso de suas habilidades especiais de rastreamento e tortura em troca do carro. Dante aparenta ser uma pessoa muita bem adaptada e preparada a viver nesse novo mundo de caos e incertezas e faz proveito de tudo e de todos para que tenha uma vida boa e tranquila, mesmo que isso custe à vida de quem o rodeia, tipo de sua antiga vida de político, a que antes do apocalipse começar, ele era prefeito de Tijuana.

Daniel se vê em uma encruzilhada, ao perceber que, durante as buscas por roubo de água da represa, a fonte onde a água é jorrada, e que Efrain a usa para distribuí-la aos que não podem pagar os abusos de Dante, vai ser descoberta e as pessoas que fazem uso de sua água serão prejudicadas. Ele tem que tomar uma difícil decisão, ou acaba entregando seu salvador Efrain, para que ele assuma a culpa no lugar das outras pessoas e muitas vidas sejam salvam, no lugar de uma só, ou deixar que os capangas de Dante descubram que a fonte aparentemente seca, jorra água de tempos em tempos, e por avaliar a situação, acaba optando por denunciar Efrain e garantir assim o bem maior.

Ao fazer uma patrulha pelos limites da represa, Daniel vê o exato momento em que Strand entra nos domínios do local e, quando vai levar água a ele, pergunta de Ofélia. Strand, como sempre, vê a oportunidade de fugir do seu cativeiro e mente a Daniel dizendo que Ofélia está viva e no hotel esperando pelo pai. Daniel ao perceber a mentira se apresenta calculista e como espião cruel, ao ignorar os apelos de Strand, e neste momento é requisitado a ir de encontro a Dante, que tortura Efrain em busca de informações sobre seus cúmplices.

Nitidamente constrangido, Daniel sussurra a Efrain que não dedure seus companheiros e que morra de forma rápida como um mártir. Assim que começa a bater em Efrain, Lola que também está no recinto, fica angustiada e acaba se denunciando e anunciando que ela era cúmplice de Efrain no roubo de água.

Como forma de exemplificar a todos o que acontece com quem rouba sua água, Dante leva os prisioneiros à passarela ao lado da represa, onde são arremessadas as pessoas que infringem a lei imposta ou que Dante queira matar como forma de exemplo aos demais.

Ao ter que ceifar a vida de Lola, de uma forma rápida e impressionante, Daniel ativa seu modo turbo espião e em um piscar de olhos, acaba matando os capatazes de Dante e atirando uma bala bem no meio da cabeça do vilão.

Mesmo que Daniel tenha que causar algum desconforto aos que o ajudaram e o rodeiam, ele não esquece que foi salvo todas às vezes que sua vida corria perigo, e mesmo colocado em situações em que ele era chamado a prejudicar pessoas inocentes sua índole não permitiria que ele pensasse simplesmente em sua vida e segurança ao invés da vida das pessoas às quais ele mesmo possuía uma grande dívida.

Foi, na minha humilde opinião, a melhor aparição de Daniel. Infelizmente, perdemos um núcleo que poderia ter feito muito mais pela historia de FearTWD, mas o desfecho desse núcleo foi tão chocante, impressionante e foi perfeito que não deixou pontas soltas sobre Dante e seus capatazes.

Realmente, neste episódio, exploraram com muita vigor o Daniel, seu passado de assassino e de pai que nunca desistirá de buscar sua filha. Confesso que eu estou super ansiosa por esse reencontro, não deixa de lado, suas convicções e ideais. De longe, Daniel se mostra um personagem essencial, pois com suas habilidade perspectivas, discernimento e bom coração, ele poderá ir muito além nesse novo mundo repleto de injustiças e infectados.

Abaixo, temos um espaço para você opinar e comentar livremente – dentro da moral da boa vizinhança – sobre a série, os episódios e todas as suas teorias.

Fiquem ligados no FEAR the Walking Dead Br e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e FEAR the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de Fear the Walking Dead.

Comentários

EM ALTA

Sair da versão mobile