Destaque

REVIEW FEAR THE WALKING DEAD S03E08 – Children of Wrath: Passado hereditário

Publicado há

em


Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do oitavo episódio, S03E08 – “Children of Wrath”, da terceira temporada de Fear the Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Na primeira parte vimos o rancor gerado por ações praticadas no passado, neste episodio veremos as reações que esses mesmos rancores desencadearam. Jeremiah é a causa dos problemas atuais da colônia.

Em uma lembrança de Ofélia temos a visualização de quando ela estava no deserto morimbunda e de Jeremiah Otto, sempre racista e elitista, atirando contra ela, achando que ela era mais uma imigrante mexicana ilegal tentando entrar em suas terras, para atravessar a fronteira americana. Quando ele percebe que ela é cidadã americana, ele a deixa ir e lhe oferece um misero gole de água, mas se recusa a abrir sua casa para ela por causa da cor da pele.

Ofélia segue a míngua pelo deserto e já a beira da morte tem alucinações com seu pai, essa alucinação de Daniel tenta ajudá-la a permanecer viva, e a impede de que cometa erros primordiais sobre a sobrevivência no deserto. Ao ficar sem forças para continuar Ofélia se enterra sobre uma rala vegetação e Walker a encontra à beira da morte e a traz de volta à reserva, onde ela é curada, banhada, vestida, alimentada e bem vinda.

Voltando aos tempos atuais, no dia seguinte a bagunça vivida no Rancho, enquanto todos tentam se recuperar do caos da noite anterior, Madison ao ver a piora da saúde de Nick, interroga Ofélia sobre o que ela colocou na refeição dos milicianos para que eles adoecessem.

Madison, para salvar seu filho, vai ao acampamento de Walker levando consigo Ofélia. Em pé diante de Walker, e com uma arma apontada para a cabeça de Ofélia, Madison o pega desprevenido e exige o que Ofélia usou para fazer com que todos adoecessem. Mesmo sem se preocupar com sua vida, ela avisa que seu filho Nick está doente também e que não se importará em morrer, desde que salve seu filho. Madison ativa o modo mãe leoa super protetora mais uma vez, (mesmo que Kim Dickens seja uma excelente atriz suas expressões são sempre as mesmas, mas nessa cena, confesso, o olhar penetrante que Dickens lançou a Walker me fez esquecer que ali se encontrava a atriz, só pensava nela como Madison) e por está atitude desperta o respeito de Walker por Madison e ele entende que ela fará de tudo para conseguir o que quer. Walker permite que ela volte ao Rancho com a informação que ela procura: que o agente que Ofélia colocou para os milicianos era antraz, cultivado na pele dos porcos. Walker avisa que não há cura para este mal, mas que se Nick for forte – e ele está provado uma e outra vez que ele é – ele vai sobreviver. Como Nick mesmo diz, ele é imune a morte.

Enquanto se recupera na enfermaria, Nick lembra-se de algo que o patriarca dos Ottos murmurou quando estava bêbado e atirou no chão da casa queimada e mesmo convalescente Nick se levanta e vai a casa, puxa as tábuas do chão em que Jeremiah atirou três vezes e escava na terra e encontra algo enterrado.

Ele confronta Jeremiah com sua descoberta: um crânio marcado por um único tiro de bala, um fantasma que Jeremiah tentava e gostaria que continuasse enterrado, pois depois que os Ottos ganharam a terra, “os jovens” da tribo de Walker, continuavam a lhes causar problemas, invadindo as terras do Rancho e matando seus amimais. Assim, os pais fundadores da fazenda esperaram que eles voltassem durante uma tocaia á noite e escondidos entre o gado, mataram três deles – incluindo o tio de Walker.

O crânio, no entanto, é do pai de Walker, que veio ver o que aconteceu com seu irmão e acabou levando o mesmo fim dos três jovens da reserva, uma bala no centro de sua cabeça, disparada pelo seu algoz, Jeremiah.

É muito evidente nesse ponto da série que os Ottos viviam em uma bolha, que não os deixava enxergar que a sociedade estava mudando, talvez seja uma forma encontrada de criticar o cenário político atual, levando a série para a fronteira e utilizando a visão de racismo e preconceito aliadas ao patriotismo exagerado de Jeremiah. Pois mesmo que a civilização antes do apocalipse se movesse em direção ao futuro, isso não acontecia nas terras do Rancho, pois lá eles vivem em torno de velhos pilares sociais do racismo e sua versão do patriotismo.

Jeremiah não está disposto a mudar seu modo de vida, mesmo após o apocalipse começar. Seu ódio e seu orgulho é tão grande que ele não consegue se adaptar as mudanças que ocorreram , ele não enxerga mais que as velhas leis não se aplicam mais. No entanto, sempre que ele e seus filhos tentam seguir suas velhas crenças, acreditando que as velhas regras ainda se aplicam ao resto do mundo, eles são engolidos pela nova ordem mundial. Isso faz de Madison a melhor sobrevivente em relação ao Patriarca dos Ottos. Seu objetivo em todos os momentos é garantir um futuro para sua família, e o mesmo vale para Walker. Jeremiah aparenta fazer o mesmo pela sua família, porém faz realmente para a sua sobrevivência pessoal.

Mais uma vez, manipulando e recrutando Troy, Madison e Alicia retornam a reserva em outra missão para tentar barganhar com Walker, e roubam um trailer cheio de artefatos e os ossos de seus antepassados. O rancho é rapidamente cercado pela tribo, e os Ottos precisam tomar uma decisão.

Nick revela o crânio para Madison e Alicia. Sua irmã fica mais convencida de que eles estão lutando no lado errado, já que durante sua estadia como refém da reserva Alicia conheceu a versão dos fatos do lado de Walker e mesmo morando no Rancho, não o considera tão errado assim, e quando ela descobriu como sua mãe, irmão e Jeremiah encobriram o assassinato cometido por Troy dos Trimbol, fica revoltada e questiona a lucidez de sua mãe, e diz que não a reconhece mais.

Por conta disso, acabamos por conhecer um pouco mais sobre o passado de Madison: quando jovem, ela ficou cansada de ver seu pai alcoólatra bater em sua mãe então ela o matou com um tiro na cabeça. É algo assustador de seu passado e que mesmo que ela não gostaria de revelá-lo foi necessário e ela sabe que é um fardo que ela terá que carregar para sempre.por conta desse fato, talvez possamos entender um pouco mais o por que de Madison sem assim, uma pessoa pacata que ajuda alunos a resolverem seus problemas, a uma pessoa que manipula e vai em busca de seus próprios anseios quando é necessário. Uma mãe que faz de tudo para garantir a segurança de sua família.

Madison se vê em uma encruzilhada agora, já que os Ottos estão cercados e então ela tenta outra tentativa de negociação com Walker, mesmo sabendo que ele disse a Jake que não poderiam fazer um acordo.

Acuada ela vai ao escritório de Jeremiah e, assombrada por seu passado e vendo que ele começará seu ritual do ela o ameaça em uma conversa sobre o que ele quer deixar de legado para seus filhos. Ela pede que ele cometa suicídio forçado, puxando o gatilho ele próprio como forma de compensar todas as suas falhas como pai. O fim do legado de Jeremiah se aproxima. Mas ele não está disposto a desistir do seu trono no Rancho, então ele deve ser removido por força. Então como uma forma de reviver o passado, Nick, entra na sala e atira em Jeremiah, poupando a mãe de mais um fardo e já que sua relação com Jeremiah era praticamente paternal, ele revive a cena de Madison e seu pai.

E, após montar uma suposta cena de suicídio, ela entrega pessoalmente parte da cabeça de Jeremiah a Walker como sinal de boa fé e então, aparentemente surge uma relação de confiança entre os dois e a paz, ainda pouco palpável e cheia de mentiras, reina no Rancho e na Reserva.

Sobre Strand, resolvi escrever um pouco a parte e no final do resumão, pois para mim, ele é um dos melhores personagens na série e seu ressurgimento após ser abandonado por Salazar, evidenciou que, ele deixara de ser o extravagante e excêntrico Victor que só pensa em si mesmo, para ressurgir como um novo homem.

Após ser abandonado e fugir as pressas e sem armas dos infectados, Victor Strand tem um reencontro com seu lindo iate Abigail, que está á deriva em uma praia, bem próximo a areia. Após nadar um pouquinho, ele tem que lutar contra infectados que possuíram o barco, ao se ver só no barco, ele reencontra seu paletó branco e o veste enquanto toma champanhe relembrando seus dias de riqueza e luxo. Após acordar, ele começa a brincar com o dial do rádio e acaba por contatar um cosmonauta russo que está preso em seu túmulo, pois não terá como retornar a Terra, e sabe que aqui em baixo as coisas estão bem complicadas. Depois de várias citações e referencias a autores e filósofos conhecidos, Victor se vê revigorado e pronto para não desistir de sua vida, e que sua vida só acabará quando ele não mais respirar. Neste momento ele toma a atitude de recomeçar e coloca fogo em seu velho barco, como sinal de que: o velho mundo pode estar morto, mas a vida continua, marcando o fim de sua vida antiga – e um recomeço todo novo para um futuro inesperado.

O que você achou do oitavo episódio? Abaixo, temos um espaço para você opinar e comentar livremente – dentro da moral da boa vizinhança – sobre a série, os episódios e todas as suas teorias.

Fiquem ligados no FEAR the Walking Dead Br e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e FEAR the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de Fear the Walking Dead.

Comentários

EM ALTA

Sair da versão mobile