Site

FTWD x TWD – Conheça alguns números das séries

Um spin-off de sucesso, por melhor que seja, nunca tem os mesmos números que aquele que o originou.

Publicado há

em


Um spin-off de sucesso, por melhor que seja, nunca tem os mesmos números que aquele que o originou. Historicamente, muito poucos conseguiram chegar aos mesmos índices de audiência ou lucro, o normal é que ele tenha um público diferenciado, mais especializado e conhecedor do universo das séries.

Fear the Walking Dead começou com todo o jeito de ser mais um seriado caça-níquel, os produtores só querendo se aproveitar do absurdo sucesso do programa original. A primeira temporada só veio a confirmar este fato. Mas, em uma grata surpresa, a partir da segunda temporada, ela melhorou e – segundo alguns espectadores – até superou a original.

Com roteiros e ritmos diferenciados, FTWD apresentou bons personagens – consistentes e verossímeis – enquanto o seriado que lhe deu origem só descia ladeira a baixo, para a tristeza de seus fãs. Chegou a acontecer o tão esperado crossover, mas ela conseguiu caminhar com suas próprias pernas tranquilamente.

Em 2018, FTWD teve um aumento substancial de audiência, aproximadamente 32% a mais do que no ano anterior, chegando a estar na quarta colocação entre os programas mais assistidos da TV americana. Ela só perdeu para a serie original e para duas partidas da NBA. Mas no final da temporada, os números já não foram tão generosos.

A crítica tem sido positiva, na maioria das vezes, e atestou a melhora do programa com alguns textos elogiosos – ao contrário do que acontece com TWD – com nota 7 no IMDB (já chegou a 7,2) e 77% no Rotten Tomatoes (onde chegou a alcançar 90%). Isso é muito louvável, em se tratando de um spin-off.

A 5ª temporada vai voltar para o Texas, fotos com a presença de Dwight (Austin Amelio) já foram divulgadas e uma nova integrante. Interpretada pela atriz Karen David (de Legacies),o nome da nova personagem será Grace, mas informações mais detalhadas sobre ela ainda não foram divulgadas oficialmente pela produção.

Custos de The Walking Dead

Quando foi criada pelo grande produtor Frank Darabont, TWD custava aproximadamente 3,4 milhões por episódio, uma quantia exorbitante para o canal AMC. Na segunda temporada, este custo caiu para 2,75 milhões, aproximadamente, e as temporadas seguintes ficaram sempre em torno destes números.

Se você pensar no custo total por temporada, os números são equivalentes a um filme médio de Hollywood, algo impensável para a TV há até poucos anos. Os números de FTWD não foram divulgados, mas boatos dizem que varia entre 1/3 a ½ do valor de TWD. O que não é nada desprezível. Para melhor comparar é preciso olhar outras séries.

Cada episódio da épica Game of Thrones custa até 10 milhões de dólares, ou seja, uma temporada regular do grande sucesso da HBO equivale a 30x vezes mais que um prêmio da Quina daqui do Brasil, um valor impressionante para um programa de TV.

Embora a audiência das duas séries de zumbi mais importantes da TV não sejam mais as maiores dos Estados Unidos, nas últimas temporadas, este custo ainda é suportável e ambas as séries dão lucro aos seus produtores, cada uma com seus números proporcionais ao investimento recebido.

O fôlego da série original, no entanto, já não é mais o mesmo. Com a perda de diversos personagens fundamentais da história, resta ver se ela ainda continuará por muito tempo. Alguns fãs, saudosistas, até preferem o seu término. Seria um final digno para eles, mas, é claro, nem todos concordam com isso, apesar das inúmeras críticas sofridas nas últimas temporadas.

Comentários

EM ALTA

Sair da versão mobile