Nós sugerimos anteriormente que havia uma certa bravura na decisão do showrunner Dave Erickson de tomar um caminho totalmente diferente de The Walking Dead. Isso continua sendo verdade, mas algumas das decisões que estão sendo tomadas na série neste ponto só podem ser descritas como desconcertantes. Não é que Fear the Walking Dead seja apenas uma série completamente diferente de The Walking Dead, é que Fear the Walking Dead é uma série completamente diferente em seu midseason finale do que era três episódios antes. A personalidade de seus personagens mudou praticamente do dia pra noite. Os roteiristas estão jogando tudo pro alto e vendo o que cola no teto, e pouca coisa colou no midseason finale. No ano das mortes de mentira, temos mais duas para somar ao conjunto em Fear the Walking Dead, além de algumas decisões desorientadas de Nick e Travis.

Depois de uma segunda temporada que melhorou bastante, Fear the Walking Dead perdeu muito da boa vontade em seu midseason finale, e precisará trabalhar duro em agosto, quando a série retornar, para que o que aconteceu nesta semana faça sentido.

Aqui estão algumas perguntas que ficaram depois do finale.

Daniel está morto?

fear-the-walking-dead-2-temporada-midseason-finale-perguntas-001

Daniel ficou completamente louco, teve visões de sua falecida esposa, e no final incendiou todo o vilarejo e, presumivelmente, ele mesmo. Ele estava parado no meio das chamas quando a vila pegou fogo. É para ele estar morto, certo? Talvez. Provavelmente. Ou talvez não. Nós nunca vimos seu corpo, e este é o universo de The Walking Dead, onde ninguém está vivo até que vejamos seu corpo. Madison só viu o cômodo onde Daniel esteve amarrado. É possível que Daniel tenha sobrevivido, de alguma maneira. O Story Sync da AMC parece sugerir que ele está morto; no entanto, no Talking Dead a produtora Gale Anne Hurd disse para não nos apressarmos: “na mente dos produtores ele não está morto”.

Celia está morta?

fear-the-walking-dead-2-temporada-midseason-finale-perguntas-002

Idem para Celia. Ela foi deixada com os zumbis por Madison, e presumida morta. No entanto, nós não vimos seu corpo entre aqueles que Daniel queimou. (Nós sequer vimos o corpo zumbificado de Luis na cela da prisão) É teoricamente possível que Celia (junto com Luis) tenha fugido da cela quando Daniel abriu a porta para queimar o restante dos zumbis. Seria forçado, mas este é o mesmo universo onde Glenn Rhee escapou da morte se escondendo embaixo de um corpo e depois se esgueirando para baixo de uma lixeira. A menos que vejamos um corpo de fato, é impossível dizer. Além disso, o Story Sync não disse que ela estava morta, e alguém no Reddit viu uma possível rota de fuga. Na verdade, pode até ser que Celia tenha salvo Daniel no último momento. Lembrem que a última coisa que Celia disse para Daniel foi “Eu não quero que você se preocupe, Daniel. Eu vou cuidar de você. Tem um lugar aqui pra você.”

Claro, é possível que Celia quisesse dizer que cuidaria da versão zumbificada dele, e o “lugar aqui para você” fosse uma das celas.

Como Strand conseguiu entrar de novo na propriedade?

fear-the-walking-dead-2-temporada-midseason-finale-perguntas-003

Nós vimos a enfermeira Ratched fechar o portão da propriedade para Strand. Alicia acenou em adeus a ele. Minutos depois, Strand estava dirigindo uma caminhonete do lado de dentro para pegar Madison, Alicia e Ofelia. Como ele conseguiu entrar? É um erro de continuidade? No último momento do episódio nós vemos Strand saindo pelo portão, aquele que tinha sido trancado com ele do lado de fora. Isso parece um roteiro desleixado.

O que diabos está acontecendo com Nick?

fear-the-walking-dead-2-temporada-midseason-finale-perguntas-004

A situação de Nick é diferente de qualquer coisa que já vimos no universo de The Walking Dead. Ele acha que é invencível. Ele acha que pode andar entre os zumbis para sempre. Ele se recusou a escapar com Madison e Strand. O que Nick acha que vai fazer? Viver o resto dos seus dias com os zumbis? Passar o tempo com os zumbis queimados de Celia? Se Celia estiver morta, não tem mais ninguém para protege-lo dos residentes que sobreviveram. Por que ele ficaria? Ele enlouqueceu completamente? Os roteiristas assassinaram totalmente o melhor personagem?

Nick continua a tendência de personagens com transformações repentinas. Em apenas dois episódios ele se tornou um líder de culto zumbi. Chris praticamente virou um psicopata da noite pro dia, e Daniel ficou louco e começou a ouvir vozes em apenas dois episódios.

Chris é um psicopata?

fear-the-walking-dead-2-temporada-midseason-finale-perguntas-005

Ele fez um menino de refém. Mentalmente, Chris já era. Travis está ficando com ele por obrigação, mas sabe que ele já era. Será que existe uma chance dele voltar ao normal? Talvez. Enquanto isso, onde Travis e Chris vão viver? Da última vez que os vimos, eles estavam vagando do lado de fora dos portões. Qual é o plano deles? Simplesmente andar por aí até que Chris encontre seu juízo? Sinceramente, esse plano não faz o menor sentido. É desconcertante.

Será que Madison, Alicia e Strand realmente irão embora?

fear-the-walking-dead-2-temporada-midseason-finale-perguntas-006

Presumivelmente, o plano de Madison e Strand é levar Alicia e Ofelia de volta para o barco e dar o fora de Baja, México. Será que eles vão deixar Travis, Chris e Nick para trás (e potencialmente Daniel)? Será que a segunda metade da temporada mostrará o elenco central dividido? Se Madison e Strand voltarem para o barco, como eles conseguirão reencontrar Chris, Travis e Nick novamente? O que está acontecendo nessa série?

Fear the Walking Dead é uma história sobre zumbis ou sobre fantasmas?

fear-the-walking-dead-2-temporada-midseason-finale-perguntas-007

Tem alguma coisa bem estranha acontecendo aqui com o sistema de crença de Celia, e agora de Nick. Eles acreditam que zumbis são os “transformados”, mas não mortos. Apenas no “próximo estágio da vida”. O que isso significa? Eles esperam que os zumbis saiam disso em algum momento? Que Deus vai transforma-los de volta neles mesmos? Porque Deus não vai. Nós vimos seis temporadas de The Walking Dead. Os zumbis apenas continuam a apodrecer. Eles continuam a matar. Eles acham que os zumbis vão eventualmente apodrecer e virar fantasmas? A maneira pela qual a religião deforma a mente em um apocalipse zumbi é algo que The Walking Dead não explorou, e não é algo que Fear tenha explorado muito bem.

Serão Strand, Madison, Alicia, etc., os verdadeiros monstros?

fear-the-walking-dead-2-temporada-midseason-finale-perguntas-008

Existe uma teoria de que os reais vilões nessa história são Madison, Strand e o resto deles. Serão eles os monstros? Eles parecem matar praticamente todas as pessoas que encontram. Madison basicamente deu Celia para os zumbis. Daniel incendiou o vilarejo inteiro. Chris quase matou uma criança. Strand admitiu que usa os outros para seus próprios objetivos. Eles não são exatamente boas pessoas. Por outro lado, a velocidade na qual as personalidades dessas pessoas mudaram sugere que a série não foi muito bem pensada. Considerando os eventos do midseason finale, sugerir que eles são vilões em sua própria história é dar muito crédito para os roteiristas a essa altura.

O que vem a seguir?

Nada faz sentido nesse mundo. Eu não tenho ideia do que vem agora, mas será interessante ver se Erickson consegue colocar as coisas nos eixos quando a série voltar. Parece que ele mesmo se colocou em uma enrascada. Como ele sairá disso na segunda metade da temporada? O trailer para o próximo episódio sugere algum tipo de deus da guerra, uma viagem para Tijuana, e talvez até Nick retomando seu vício. Além disso, a enfermeira Ratched ainda está viva. Desconcertante.

Fiquem ligados aqui no FEAR the Walking Dead Br e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e FEAR the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de Fear the Walking Dead.


Fonte: Uproxx


Comentários

  • Júlio César Montenegro

    Vamos ver oque vai acontecer.

  • Willian Nobuo

    Discordo do texto ao falar que todos mudaram de personalidade da noite pro dia, eu não vi isso.

    • Ðîëgø Sîlvä

      eu vi, talvez nao no caso do Crhis msm, ele jah vinha alterando em 3 ou 4 episodios mas o Daniel que parecia o mais mente certa e o proprio Nick parece sim q mudaram em um soh episodio

  • Mystery Girl

    Mais uma série a ser cancelada, Fear The Walking Dead é um lixo e só ficou “famosinha” por ter The Walking Dead no nome.

    • Ðîëgø Sîlvä

      nao duvido nada,eh cpz pra terminarem a serie eles todos morrerem ou se tornarem algum membro de algum grupo presente no The walking dead que foi aniquilado kkkkkkk

      • Mystery Girl

        Até que a primeira temporadadeu um ânimo, mais essa segunda pelo amor de Odin rsrsrs

        Concordo com sua teoria de todos acabarem mortos ou algum grupo em TWD.

  • Thiago Santos

    Se nick continuar assim, adorando se camuflar entre zumbis, Nick poderá ser um dos sussurradores ?

  • David Grimes

    Série muito estranha. E essa é a melhor palavra para definir. Não consigo compreender os conceitos abordados nos episódios desde os primeiros lá na 1ª Temporada. Não são temas interessantes, são relutantes e mal trabalhados, além de ter falta de criatividade na situação apocalíptica (no qual os quadrinhos e que The Walking Dead [série] nos insere tão bem) de forma que fique cansativo assistir. Penso em parar de acompanhar pois já não tenho mais esperança de que Erickson possa melhorar, porém aquele justo nome “Robert Kirkman” na introdução da série ainda me deixa com um pé atrás. Espero que a volta me surpreenda, mas está difícil de aceitar que talvez melhore.

    • Ðîëgø Sîlvä

      msm coisa comigo tanto eh q essa segunda temporada nem tava tao empolgado em ver, vi tudo em uma pegada soh e fikei wtf?

  • Vinicius Maestro Lodo

    A promessa da serie era mostrar a queda da civilização.
    Pois eles me diziam, que a serie trazia de volta ao início do apocalipse.
    O mundo acabou, e agora so ficou tripas e walkers.
    TWD – Baja, TWD – L.A e por ai vai.

  • Tulio Coelho

    Eu queria ver mais de L.A #xatiado kkk

  • Kaleb

    Essa série é decepcionante. A proposta era mostrar o inicio do apocalipse e a queda da civilização. Na primeira temporada do 1EP até o 3EP tava ocorrendo tudo bem devagar, com alguns casos de zumbi isolados, ai no 4EP já aparece Los Angeles toda fudida e com todo mundo morto. Quando anunciaram essa série eu imaginei uma coisa totalmente diferente a esse lixo que estão nos mostrando

  • larissa castro alves

    do jeito que a enfermeira fala sobre os zumbis do lugar lá ,da á entender que são que nem aqueles inteligentes da 1° temporada de TWD.kkk
    porque zumbi e tudo igual menos na 1° temporada.

  • Marina Moreira Ilha

    Tudo o que tu disse tem razão as criticas tuudo. Mas como uma amantes dessas historias apocalípticas eu não gostei do tamanho de criticas feitas, como entretenimento qualquer é muito bom, e é uma das poucas series que assisto, a única na verdade. Então pra mim tanto faz essas coisas de seguir um raciocínio lógico, mas ao mesmo temo eu sou mto critica tbm com diversas coisas que sigo, quando vejo filmes em que tem um livro ou coisa parecida e a mesma produtora lança todas essas coisas e não seguem ordem cronológica e tals fico bem decepcionada. Então como disse no inicio tu tem razão sobre tudo, mas não queria pesar sobre isso pq é bom ter mais zumbis durante o ano do que só o TWD.
    enfim. bj ótimas observações.

  • Marcella

    Gostei mais dessa temporada do que da primeira até agora. Não teve nada óbvio…Me surpreendeu bastante, apesar de ter deixado alguns assuntos ou pessoas pendentes. Achei a personagem Celia e sua teoria muito macabra.Fico triste pelo Chris ter pirado, mas isso também aconteceu com Shane em TWD. Espero que todas as respostas sejam respondidas na segunda parte da temporada de uma forma coesa.

  • GHS

    Eu realmente percebi a mudança da noite para o dia, fiquei pensando se tinha algo naquela casa, talvez drogas alucinógenas, ou algo a ver com aquela coruja estranha. Porém eu acho que sei exatamente o que aconteceu, eles eram pessoas normais expostas a muito estresse constantemente lutando para sobreviver, pela primeira vez desde que zarparam na Abigail eles tiveram abrigo seguro e puderam viver de forma mais civilizada… então é normal existir uma reação pós-traumática. E isso é interessante, pois The Walking Dead por se passar no futuro, pulou a fase de adaptação dos personagens e suas sequelas psicológicas.

    No caso do Chris, ele perdeu a mãe que era a única pessoa próxima dele, ele tem o pai, mas não morava com ele. Imaginem se vocês tivessem perdido suas mães, e nem tempo de luto ele teve para lamentar, e como várias pessoas emocionalmente fracas, ele quer culpar alguém, por exemplo a Madison. Ele também foi exposto a muita violência, matou zumbis, matou pessoas, e é assustador quando isso fica cada vez mais fácil, somando tudo ele quase matou Madison e Alicia por não saber lidar com isso ainda.

    No caso do Nick, ele sempre foi um cara mais distante, por mais que ele se dê bem com quase todos os personagens, temos que lembrar que ele era um drogado que mal tinha contato com a própria família (fica explícito em uma conversa com a Alicia em que ela diz que nem o conhece mais), então não é estranho ele não pensar da mesma forma que o resto do grupo. Às vezes tenho a impressão de que ele tem um bom coração e preferiria não ter que matar os errantes, então ele descobre o método de camuflagem e logo aparece alguém dizendo que é possível coexistir com eles, podem ter sido muitas coincidências “ex machina”, mas faz sentido. Ele foi obrigado a matar para sobreviver, mas não é o que ele desejava, então essa pausa em Baja o fez relaxar e recobrar a dádiva da escolha na sua própria vida, ele não é mais obrigado a matar zumbis.
    Quando ele não entrou na caminhonete acho que também havia outros fatores, como uma revolta juvenil contra a família por ter destruído a casa, matado os zumbis e as pessoas que os ajudaram, talvez ele se arrependa posteriormente.

    Já o Daniel não tem muito segredo, ele voltou para sua terra natal que ele mostra repúdio desde o início da série, ele perdeu a esposa, assim como Chris perdeu a mãe, sem tempo para ficar de luto, foi um choque psicológico causado pelo estresse contínuo e finalmente quando devia relaxar não conseguia baixar a guarda por causa de uma paranoia.

    Acho que é interessante mostrar os efeitos psicológicos de um apocalipse zumbi, posteriormente eles ficarão cada vez mais adaptados (fisicamente eles já estão muito bons, talvez até mais mortíferos que o pessoal de TWD no início da série), é um diferencial que se for bem explorado será divertido de ver.

  • Elber Araujo

    A série no começo era bem legal, por causa da premissa dela. Mas agora que acabou a civilização, ela acabou se tornando só mais um núcleo de TWD, só que sem a mesma qualidade.

  • Konan Akatsuki

    A primeira temporada até que foi legal, agora a segunda achei muito fraca, acho que eles deviam se empenhar mais, ta ali próximo ao que é the walking dead. sim é dificil, pois TWD é a melhor serie na minha opinião. Eles estão colocando qualquer coisa na serie, como mesmo mencionado.

  • FSociety

    Eu acompanho essa serie mais não com a mesma expectativa que tenho de The Walking Dead, desde o inicio eu vi que a qualidade era inferior acompanho mesmo é porque gosto desse tema “Apocalipse zumbi” mais esperava que ela fosse mais bem elaborada, espero que em uma possível 3° temporada eles melhorem a qualidade.